São Carlos, Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

NewsLetter

No dia 31 de dezembro de 2010 o governo publicou o Decreto 7.423, que trata da relação Instituições Federais de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica e Fundações de Apoio. O documento vem gerando uma série de discussões nas mais diversas instâncias. Enquanto os debates ocorrem na tentativa de aperfeiçoar os mecanismos que sustentam a relação IFES e fundações de apoio, a Diretoria da FAI apresentou aos membros do Conselho Deliberativo da Fundação, na reunião realizada em 29 de abril, uma série de propostas com o objetivo de atender ao Decreto. Entre essas propostas está a implantação de Programas de Fomento ao Desenvolvimento Institucional, cuja finalidade é atender ações específicas como o desenvolvimento científico e tecnológico, a inovação e a cultura. Nesta edição o Diretor Executivo da FAI, Prof. Dr. Paulo Ignácio Fonseca de Almeida explica, em entrevista, as propostas apresentadas ao Conselho e que agora deverão passar por um debate no âmbito da Universidade antes de serem apreciadas pelo Conselho Universitário da UFSCar.
Também nesta edição divulgamos um processo desenvolvido por pesquisadores do Departamento de Química da UFSCar que visa auxiliar no tratamento da tuberculose. O estudo se diferencia pelo potencial inexistente no mercado de um fármaco inorgânico. O processo teve o pedido de patente depositado.
E, quando falamos de estudo, estamos tratando de educação. A UFSCar está rea-
lizando um projeto cujo objetivo é estruturar a parceria entre a Universidade e os polos espalhados pelo país que oferecem ensino a distância. Os detalhes deste projeto de extrema relevância social podem ser conferidos nesta edição.
Além disso, divulgamos ações que vêm sendo executadas pela FAI. Uma delas diz respeito à implantação de uma sitemática de pagamentos advindos dos licenciamentos de patentes, marcas e cultivares protegidas pela UFSCar. Outra é a criação de um programa interno que tem como mote a sustentabilidade. Além disso detalhamos dois eventos que foram realizados ou apoiados pela FAI, dentro das comemorações dos 20 anos de atividade: a palestra “BNDES e Inovação” e o Curso Básico de Propriedade intelectual, realizado no campus de Sorocaba.