Bolsas para pesquisa em tecnologias geoespaciais

Fonte: Agência Fapesp, 28/11/2008

Um consórcio de universidades européias concederá bolsas de pós-graduação e pesquisa em tecnologias geoespaciais financiadas pelo programa Erasmus Mundus, da Comissão Européia. Apenas candidatos não-europeus são aceitos. As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2009.

O consórcio é formado pelas universidades de Münster, na Alemanha, de Jaume I, em Castelló de la Plana, na Espanha, e de Nova Lisboa, em Portugal. Anualmente, o programa concede de 15 a 20 bolsas para estudantes e três para cientistas visitantes.

Os estudantes poderão escolher entre iniciar o curso na Universidade Jaume I ou na de Nova Lisboa, conforme as disciplinas de seu interesse. O segundo semestre será comum a todos na Universidade de Münster. O terceiro e último semestre será dedicado à tese de conclusão em qualquer uma das três universidades.

Ao concluir o curso, os participantes do programa receberão o título Master of Science in Geospatial Technologies. Os candidatos deverão ter diploma de bacharel em uma das áreas de aplicação da geoinformática, como geografia, planejamento ambiental, regional ou urbano, logística, agricultura, silvicultura, marketing ou abastecimento de energia.

Para as vagas de pesquisador visitante, os cientistas devem comprovar experiência em docência e pesquisa, além de excelência acadêmica na área de geoinformática. Os selecionados darão aulas e conduzirão projetos de pesquisa em andamento nas universidades do consórcio.

Mais informações: