CNPq seleciona projetos de pesquisa sobre o câncer

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 03/11/2008

Estão disponíveis cerca de R$ 5,3 milhões para propostas que estabeleçam rede de pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) está com edital aberto até sexta-feira (7) para a seleção de propostas de pesquisa que busquem consolidar a formação de uma Rede Brasileira de Pesquisa sobre o câncer, que contribua com o avanço do conhecimento no tema e forneça subsídios para a melhoria da qualidade de vida da população.

Estão disponíveis em torno de R$ 5,3 milhões, do Fundo Setorial de Saúde e do Decit/SCTIE/MS, a serem liberados de acordo com a disponibilidade financeira do CNPq. Em contrapartida, as instituições deverão oferecer 30% do valor necessário para a execução dos projetos.

As propostas devem apresentar projetos que estabeleçam a constituição de uma rede de pesquisas focalizada em alterações moleculares no câncer de mama; em pesquisa clínica para realizar testes preliminares de uma vacina terapêutica para câncer de ovário; e sobre epidemiologia clínica do câncer de mama, estômago e próstata.

Podem participar pesquisadores com vínculo empregatício com instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento públicos e privados. O coordenador do projeto deve possuir título de doutor, ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes e produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica do projeto de pesquisa.

As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq, até 7 de novembro, com o preenchimento do Formulário de Propostas Online, disponível no endereço eletrônico Plataforma Carlos Chagas.

Confira o edital o edital em: