São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial entra em operação

 
 
  Fonte: Site do MCT, 02/02/2005  
 
  Renata Dias - Assessoria de Imprensa do MCT  
 
  O ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, durante reunião realizada nesta tarde (2), foi eleito e empossado presidente do Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O órgão é responsável pela execução e articulação de ações e estratégias da política industrial, por meio do apoio ao processo de inovação e fomento à competitividade do setor produtivo.
Nessa primeira reunião formal, os conselheiros empossaram os diretores, aprovaram o estatuto da Agência, e assistiram e aprovaram uma apresentação sobre o Plano de Cargos, Salários e Benefícios dos funcionários que irão compor a Agência. A intenção é que a ABDI comece a operar com um quadro inicial de 40 funcionários. O plano de carreira da Agência é inspirado nos modelos seguidos pelo Sebrae e pela Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex).
"Este Conselho irá operar com caráter mais funcional, desempenhando um papel com responsabilidade direta sobre os resultados efetivos alcançados pela Agência", explicou Eduardo Campos.
Já como presidente eleito do Comitê Deliberativo, Campos instituiu um calendário de reuniões ordinárias. A próxima reunião foi agendada para abril, que terá em pauta a discussão sobre um planejamento estratégico e um plano de trabalho da Agência, iniciando um desenho do contrato de gestão que será desempenhado ao longo do ano. Até lá serão consolidados os autos legais para a Agência começar a funcionar efetivamente.
"Hoje completamos uma etapa importante no trabalho que está sendo feito ´a várias mãos`, que é a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior. Tenho a satisfação de encontrar dentro do governo um espírito de companheirismo para trabalharmos juntos no alinhamento estratégico das políticas de desenvolvimento nacional", declarou o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Luiz Fernando Furlan.
A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial foram criados por lei em dezembro de 2004 e regulamentados em janeiro deste ano. Os novos órgãos atuarão como importante apoio às ações no âmbito da Política Industrial. Como exemplo do bom andamento das políticas propostas, o ministro Eduardo Campos citou a utilização, no ano passado, de 68% dos recursos dos Fundos Setoriais para ações relacionadas à Política Industrial.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br