R$ 5 milhões para periódicos científicos

Fonte: Agência Fapesp, 21/10/2008

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançaram edital para apoiar a editoração de periódicos científicos brasileiros em todas as áreas do conhecimento.

Estão disponíveis R$ 5 milhões, sendo 50% provenientes do CNPq e 50% da Capes. As propostas devem ser encaminhadas até 10 de novembro por meio do preenchimento do formulário de propostas on-line do CNPq, disponível na Plataforma Carlos Chagas.

O objetivo do edital é incentivar a publicação de periódicos impressos, que devem ser mantidos e editados por instituição ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos, de âmbito nacional e que contribuam para elevar o nível da qualidade, forma e conteúdo das revistas nacionais dedicadas à ciência, tecnologia e inovação.

Segundo o CNPq, o periódico deve ter vínculo com indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica, tais como a base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO), ou estar classificado como A-Nacional no Qualis da Capes na área ou subárea do conhecimento para a qual esteja se candidatando.

Além disso, o periódico deve possuir abrangência nacional e internacional quanto a autores, corpo editorial e conselho científico, ter mais de 80% de artigos científicos ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais, ter circulado de forma regular nos três anos imediatamente anteriores à data da solicitação e apresentar periodicidade de pelo menos dois fascículos ao ano.

O editorial irá ainda considerar prioritário propostas de revistas que sejam divulgadas simultaneamente por meio eletrônico na internet.

Mais informações:

www.cnpq.br/editais/ct/2008/058.htm