CNPq e Capes selecionam propostas para editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 16/10/2008

O edital lançado pelo CNPq disponibiliza R$ 5 milhões, sendo 50% proveniente do CNPq e 50% da Capes

As propostas devem ser encaminhadas sob a forma de projeto ao CNPq, até o dia 10 de novembro, com o preenchimento do Formulário de Propostas Online, disponível em: http://carloschagas.cnpq.br/

O Edital tem como objetivo apoiar e incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros impressos em todas as áreas do conhecimento. Essas publicações devem ser mantidas e editadas por instituição ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos, de âmbito nacional e que contribuam para elevar o nível de qualidade, forma e conteúdo das revistas nacionais dedicadas à Ciência, Tecnologia e Inovação, para divulgação no Brasil e no exterior.

O periódico deve estar presentes em indexadores relevantes e reconhecidos pela comunidade científica e tecnológica tais como: estar indexado na base de dados SciELO e/ou estar classificado pelo menos como A-Nacional no Qualis da Capes na área ou subárea do conhecimento para a qual esteja se candidatando; possuir abrangência nacional/internacional quanto a autores, corpo editorial e conselho científico, com afiliação institucional em todos os fascículos; ter mais de 80% de artigos científicos e/ou técnico-científicos publicados e gerados a partir de pesquisas originais, não divulgadas em outras revistas; ter circulado de forma regular nos três anos imediatamente anteriores à data da solicitação; apresentar periodicidade de pelo menos dois fascículos ao ano.

Considera-se prioritário o apoio às revistas divulgadas simultaneamente por meio eletrônico na Internet.

Informações: http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/058.htm