R$ 8 milhões para fertilizantes alternativos

Fonte: Agência Fapesp, 27/08/2008

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou edital para a seleção de projetos de pesquisa sobre o uso eficiente e fontes alternativas de nutrientes para a agricultura brasileira.

Estão disponíveis R$ 8 milhões, sendo que 30% dos recursos serão destinados a projetos coordenados por pesquisadores de instituições sediadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As propostas devem ser encaminhadas até 29 de setembro.

Segundo o CNPq, as propostas apoiadas pelo edital devem se enquadrar no estudo de fontes alternativas de fertilizantes, tais como adubação verde, coquetéis vegetais, biofertilizantes, uso de rochas nacionais, fixação biológica e química de nitrogênio.

As propostas devem contemplar ainda pesquisas sobre o uso eficiente de fontes fertilizantes visando à sustentabilidade de unidades produtivas da agricultura familiar, considerando indicadores de produção relacionados ao nutriente utilizado e a disponibilidade local, regional e nacional da fonte adotada.

Poderão participar pesquisadores e professores de instituições de ensino superior, centros e institutos de pesquisa, públicos e privadas, sem fins lucrativos. O coordenador do projeto deve possuir o título de doutor e ter produção científica ou tecnológica relevante, nos últimos cinco anos, na área específica da pesquisa.

Mais informações:

www.cnpq.br/editais/ct/2008/043.htm