Da inovação ao produto

Fonte: Agência Fapesp, 21/12/2004

Thiago Romero

Investigar tecnologias em estágio de patenteamento para convertê-las em produtos para o mercado é o conceito da “Diligência da Inovação”, uma nova metodologia desenvolvida no Brasil pelo Instituto Inovação.
Em um primeiro momento, os serviços do instituto – que trabalha para acelerar os projetos e negócios baseados em inovação tecnológica – foram testados a partir de duas tecnologias patenteadas pela FAPESP: a descontaminação de poliéster e a tecnologia de filmes de carbono tipo diamante DLC. A primeira foi desenvolvida na Universidade Federal de São Carlos e a segunda na Universidade de São Paulo.
O objetivo do experimento, que durou entre outubro e dezembro, foi acelerar a transferência de inovações ao mercado, a partir das análises realizadas pelas diligências. “Os resultados apresentados foram bem satisfatórios e nos animaram a continuar o trabalho”, disse Edgar Zanotto, coordenador do Núcleo de Patenteamento e Licenciamento de Tecnologia (Nuplitec) da FAPESP, à Agência FAPESP.
Para os envolvidos no projeto, os resultados apresentaram de forma detalhada as variáveis que determinam o potencial de geração de valor das tecnologias e que caminhos a instituição deve seguir para promover o licenciamento, gerando benefícios para todas as partes envolvidas no processo.
De acordo com Zanotto, a investigação crítica das tecnologias comprendeu quatro etapas. Na primeira fase do projeto foi feito um estudo sobre a caracterização da tecnologia. O segundo passo foi mapear o mercado potencial para a inovação.
A “prova de conceito”, em um terceiro momento, verificou as condições de produção do produto, levando em consideração toda a logística envolvida no processo. A última etapa foi a avaliação da viabilidade econômica de toda a cadeia de comercialização.
“A intenção é que esse trabalho de consultoria seja contratado para todas as patentes da FAPESP, que envolvem atualmente uma centena de inovações tecnológicas”, disse Zanotto.