Raio X da indústria inovadora

Fonte: Agência Fapesp, 12/05/2008

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) anunciou que realizará um estudo sobre como 80 mil empresas brasileiras acumulam conhecimento nos diferentes setores industriais para produzir inovação tecnológica.

O estudo “Determinantes da acumulação de conhecimento para inovação tecnológica nos setores industriais no Brasil: uma avaliação direcionada para formulação de políticas públicas” será feito em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O mapeamento, que deverá durar dois anos, investigará como as empresas preparam funcionários e seu sistema de produção a fim de alcançar inovações. Um dos objetivos é fornecer subsídios para que os formuladores de políticas públicas possam aprofundar o desenho das ações de incentivo à inovação.

Os setores inicialmente contemplados são a indústria automotiva e de couro-calçados, higiene pessoal-perfumaria, madeira-móveis e plásticos, têxtil-confecções, bens de capital tecnologias de informação e comunicação, saúde, energia, sistema agroindustrial e defesa.

Os pesquisadores pretendem identificar padrões de agregação setorial voltados para a formulação de políticas públicas. O estudo dá continuidade ao projeto “Inovações, Padrões Tecnológicos e Desempenho das Firmas Industriais Brasileiras”, publicado em livro pelo Ipea.

A pesquisa considerará características específicas das 80 mil firmas industriais com mais de 10 pessoas ocupadas, que empregam 6 milhões de trabalhadores e gastam cerca de US$ 3 bilhões em pesquisa e desenvolvimento.

Mais informações:

www.ipea.gov.br.