São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Destaque do Ano na Iniciação Científica

 
 
  Fonte: Agência Fapesp, 20/03/2008  
 
   
 
  O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lança a 6ª edição do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, em parceria com o British Council, destinado a bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científicia (Pibic).

As inscrições podem ser feitas diretamente nas instituições de ensino superior até o dia 15 de agosto.

O prêmio é atribuído em duas categorias: Bolsista de Iniciação Científica e Mérito Institucional. Na primeira serão concedidas até nove premiações, sendo três para cada grande área de conhecimento: Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; Ciências da Vida; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Os vencedores receberão uma quantia, em dinheiro, equivalente a 12 meses de bolsas de IC. Será oferecida também uma bolsa de mestrado para estudantes que estejam em final de curso e passagem e hospedagem para permitir a participação na reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de 2009.

Há dois anos o prêmio concede uma viagem ao Reino Unido, patrocinada pela British Council, para visitar centros de excelência. Essa premiação é concedida a uma das áreas da categoria de bolsistas de IC, em sistema de rodízio. Este ano, o agraciado contemplado será da área de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes.

Podem concorrer ao prêmio bolsistas de iniciação científica do CNPq, com pelo menos 12 meses de bolsa. Na categoria Mérito Institucional, poderão concorrer instituições que participam do Pibic e que têm bolsistas concorrendo ao prêmio.

As inscrições podem ser feitas, individualmente pelo bolsista, nas pró-reitorias de pesquisa e pós-graduação ou órgão similar e nas coordenações do Pibic na instituição. A documentação necessária e a ficha de inscrição estão disponíveis no endereço http://destaqueic.cnpq.br.

As instituições deverão encaminhar ao CNPq, também pelo endereço eletrônico, até 29 de agosto, os três melhores relatórios dos bolsistas de IC, um de cada grande área do conhecimento.

O resultado será divulgado até 30 de setembro. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada durante as comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro, em Brasília.

Mais informações:

www.cnpq.br

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br