Finep destina mais de R$ 80 milhões para projetos de telecomunicações

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 08/02/2008

Assessoria de Imprensa do MCT com informações da Assessoria de Comunicação da Finep

Projetos inovadores no setor de telecomunicações selecionados pela Finep receberão investimentos superiores a R$ 80 milhões. O resultado das chamadas públicas foi divulgado nesta quinta-feira (7/2). Os recursos são destinados para Áreas Temáticas Prioritárias e Plataformas para Conteúdos Digitais.

A chamada Áreas Temáticas Prioritárias tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico e industrial de áreas como sistemas de comunicações óticas e comunicação sem fio em banda larga. Setores considerados prioritários pelo conselho gestor do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).

Nesse segmento, foram contemplados 17 projetos, a maior parte (41%) do Sudeste, seguido pela região Sul (23%) e pelas regiões Norte e Nordeste, com 18% cada.

Já a chamada Plataformas para Conteúdos Digitais selecionou dois projetos de universidades da região Sul. Nessa área serão destinados recursos para o suporte e desenvolvimento de tecnologias de produção, edição e distribuição de conteúdos digitais interativos para aplicações de educação a distância. Essas plataformas permitirão operações interligadas do conteúdo em ambientes WEB e televisão digital.

Os editais, lançados em outubro de 2007, definem que os recursos são não-reembolsável, ou seja, as empresas não precisarão devolver as verbas que virão do Funttel. Os prazos para execução dos projetos variam de 12 a 36 meses, podendo ser estendidos a critério da Finep.