São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Brasil e Argentina discutem maior cooperação

 
 
  Fonte, Agência Fapesp, 24/01/2008  
 
   
 
  Brasil e Argentina pretendem aumentar a cooperação entre os dois países em projetos de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). O objetivo será o foco da 4ª Reunião do Conselho Gestor de Alto Nível do Programa de Cooperação entre Brasil e Argentina em CT&I, que será realizada nos dias 6 e 7 de março, no Rio de Janeiro (RJ).

Na semana passada, uma delegação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) esteve em Buenos Aires para participar do encontro preparatório da reunião.

Segundo o MCT, foram debatidos a situação atual dos vários projetos de cooperação bilaterais e multilaterais em andamento e a urgente necessidade de se criar um instrumento binacional, ágil e eficiente para financiar projetos de CT&I.

Foi também discutida a criação de uma plataforma de biotecnologia com apoio da União Européia, que seria responsável por identificar e resolver os problemas que possam dificultar essa tarefa estratégica para os dois países.

Outro tema levantado foi a criação do Centro Regional de Estudos de Política e Direito Espacial, que abrangeria outros países da América do Sul. O projeto deverá ser apresentado em março no Rio de Janeiro.

Integraram a comitiva brasileira José Monserrat, chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais do MCT, Otávio Velho, vice-presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Jerson Lima da Silva, diretor científico da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), e Ennio Candotti, ex-presidente da SBPC.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br