Finep investe R$ 8 mi em fundo de capital semente

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 09/01/2008

A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), agência de inovação do Ministério de Ciência e Tecnologia, aprovou o investimento em um novo fundo de capital semente (seed capital). Em três anos e meio, o HorizonTI vai aplicar cerca de R$ 20 milhões em 10 empresas inovadoras, dos quais R$ 8 milhões serão aportados pela Finep. O coquetel de lançamento acontece nesta quinta-feira (10/1), às 19h, em Belo Horizonte (MG).

Trata-se do primeiro fundo contemplado pelo Inovar Semente, programa da Finep que, em seis anos, vai aplicar R$ 300 milhões em aproximadamente 24 fundos de seed money. A modalidade é focada em apoiar empreendimentos em um estágio pré-operacional, muitas vezes ainda dentro de incubadoras e universidades.

Nessa fase, o risco da empresa não dar certo é significativo, mas, devido ao elevado potencial de crescimento dos negócios, a margem de lucro estimada é bem superior à media do mercado. O Inovar Semente conta com a parceria do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (Fumin/BID).

Em 2008, a Finep espera anunciar investimentos em seis novos fundos de seed capital, que juntos aplicarão R$ 120 milhões em cerca de 150 empresas. O investimento médio da Financiadora vai ficar em torno de R$ 8 milhões por fundo.

Segundo Carlos Eduardo Guillaume, gestor do HorizonTI, o apoio da Finep foi fundamental. Ele explica que, a partir de um minucioso processo de análise, a Financiadora identificou os pontos fortes e fracos da proposta do fundo, orientação que serviu para aprimorar todo o modelo de gestão. “Além de ser nossa maior investidora, a Finep foi responsável por uma considerável evolução técnica da equipe”, afirma.

O HorizonTI vai apoiar exclusivamente empresas que faturem até R$ 2,4 milhões ao ano, atuem no setor de tecnologia da informação e estejam sediadas na região metropolitana de Belo Horizonte. O aporte máximo por empreendimento será de R$ 3 milhões.

A administração está a cargo de uma parceria formada pela Confrapar e a DLM Invista, ambas estreantes no setor de seed capital. “Isso cumpre um dos principais objetivos do Inovar Semente, que é apoiar formação de novos gestores”, explica Janaína Prevot, chefe do Departamento de Investimentos da Finep.

Desde 2001, a Finep aporta recursos em fundos administrados por gestores especializados em garimpar bons projetos nos mais diversos setores. Esses, por sua vez, repassam o dinheiro às empresas. São beneficiados fundos de capital semente, venture capital e private equity, modalidades em que os investidores tornam-se sócios das empresas através da compra de participações, o que significa dividir lucros e perdas.

No caso do venture capital, são beneficiados empreendimentos que, embora ainda pequenos, possuem um ciclo comercial completo. Ou seja, têm produto, canal de distribuição e clientes. Já o private equity é dirigido a empresas de médio porte consolidadas no mercado, mas que ainda não estão prontas para abrir capital na bolsa de valores.

A Finep possui hoje investimentos em 14 fundos de capital voltados para empresas inovadoras. A marca torna a instituição o mais ativo investidor da indústria de venture capital no Brasil. No total, os fundos apoiados vão aplicar cerca de R$1 bilhão em 150 negócios promissores, dos quais R$ 150 milhões são oriundos da Finep.

De 2008 a 2010, a Financiadora vai destinar mais R$ 330 milhões para cerca de 25 fundos. A expectativa é que sejam alavancados outros R$ 1,6 bi junto a investidores parceiros, recursos que somados vão beneficiar aproximadamente 300 empreendimentos.

Coquetel de lançamento do Fundo de Capital Semente
Local: Liberty Palace Hotel, na Rua Paraíba, 1.465, Savassi, em Belo Horizonte (MG).