R$ 1 milhão para debates

Fonte: Agência Fapesp, 17/04/2007

O Programa Cultura e Pensamento, realizado pelo Ministério da Cultura, apoiará, com verba total de R$ 1 milhão, projetos de debates e discussão. Lançado nacionalmente nesta segunda-feira (16/4), o programa tem inscrições abertas até o dia 15 de junho.
A iniciativa, que conta com o patrocínio da Petrobras e da coordenação da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão (Fapex), é voltada para iniciativas que objetivam o debate crítico e a circulação de idéias, segundo os realizadores.
Os editais são destinados a pesquisadores, pensadores da cultura, artistas, acadêmicos, intelectuais e formadores de opinião.
O Ministério da Educação (MEC), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), o Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) e a TVE-Bahia são os co-realizadores do programa.
Projetos em três modalidades serão apoiados na edição atual:
Quatro projetos de ciclos de debates presenciais, para cada um dos quais será destinado até R$ 180 mil;
Seis projetos de debates em periódicos impressos, para cada um dos quais será destinado até R$ 30 mil;
Cinco projetos de debates em periódicos eletrônicos, para cada um dos quais será destinado até R$ 15 mil.
Na edição de 2007, o Cultura e Pensamento abre a possibilidade de propostas em temáticas de livre escolha, além de sugerir linhas temáticas para orientar a seleção pública:
Biopolítica e tecnologias: padrões contemporâneos de emancipação, propriedade, poder e controle;
Populações e territórios: o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversificação da cultura;
Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade;
Temática de livre escolha, com temas relevantes para a sociedade.
Mais informações: www.cultura.gov.br/culturaepensamento