São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Institutos da propriedade industrial do Brasil e da França assinam acordo de cooperação

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 13/02/2007  
 
   
 
  O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI-Brasil) e o Instituto National de la Propriété Industrielle (INPI-França) firmaram, na semana passada, um convênio de cooperação.
O acordo conta com dez itens. Entre eles, o que prevê que o conhecimento técnico e os métodos utilizados em matéria de pesquisa e exame sejam compartilhados e que sejam instaurados grupos de consulta se necessário.
Também está prevista uma política de formação de pessoal por meio de programas de especialização ou de estágios.
A cooperação prevê ainda a promoção de seminários, workshops e outros eventos sobre a propriedade industrial tanto na França como no Brasil.
Um outro ponto do acordo trata da promoção e a sensibilização da cultura da propriedade industrial junto ao público em geral e às pequenas e médias empresas em especial.
A ministra do Comércio Exterior da França, Christine Lagarde, que esteve presente durante a assinatura do acordo, disse, em notícia divulgada pelo INPI, que mais do que garantir proteção aos criadores de marcas e patentes, a propriedade intelectual deve ser considerada como instrumento capaz de impulsionar o desenvolvimento econômico dos países.
A ministra reconheceu, na ocasião, os avanços alcançados pelo instituto brasileiro e destacou algumas iniciativas, entre elas, a implantação do sistema eletrônico de marcas e a reestruturação administrativa, que prevê a ampliação do número de funcionários do instituto.
Já o presidente do INPI brasileiro, Jorge Ávila, disse, por meio de sua assessoria, que o instituto se prepara para um outro eixo de atuação: o credenciamento como Autoridade Internacional de Busca no Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT).
Ainda de acordo com o INPI, entendimentos mantidos no âmbito da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi) sinalizam que o Brasil e o INPI têm as condições para o devido reconhecimento.
Informações complementares sobre as ações realizadas pelo INPI podem ser obtidas no site http://www.inpi.gov.br.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br