Mobilização pela Inovação

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 06/02/2007

Da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

Promover a competitividade nas organizações públicas e privadas, contribuindo para elevar o patamar competitivo da indústria brasileira. Esse é o principal objetivo do Movimento Brasil Competitivo (MBC)
Segundo o diretor do MBC, Cláudio Gastal, a atuação do Movimento está alinhada à Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, cuja foco está na inovação.
"A Iniciativa Nacional para Inovação é uma ação que eleva a competitividade do País e, conseqüentemente, resulta na melhoria da qualidade de vida da população brasileira", afirma.
Eis entrevista com Cláudio Gastal a respeito do MBC:
- A ABDI e o MBC firmaram um acordo de cooperação técnica no final do ano passado. Como se dá essa aproximação e quais os seus objetivos?
O Termo de Cooperação tem por objeto a conjugação de esforços da ABDI e MBC para a execução de ações com vistas à promoção, fortalecimento e realização de atividades ligadas ao desenvolvimento tecnológico e industrial do país, especialmente aquelas voltadas ao aumento da competitividade nas empresas. A cooperação se dará por meio da realização conjunta de estudos e pesquisas, de intercâmbio de informação, da promoção de cursos, seminários e eventos, do planejamento e estruturação de planos setoriais, do desenvolvimento de projetos de interesse comum e de ações no âmbito da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) ou outras atividades correlatas.
- Qual é o impulso que essa parceria pode dar à Iniciativa Nacional para Inovação?
Essa parceria impulsiona a mobilização da Iniciativa Nacional de Inovação (INI), visto que a ABDI é a instituição realizadora do projeto e o MBC presta serviços especializados para mobilização de empresários, pesquisadores e representantes do governo para o desenvolvimento de ações com o objetivo de divulgação da cultura inovadora e elevação do patamar competitivo da indústria brasileira. Serão desenvolvidos os seguintes produtos: eleição e divulgação dos empresários, pesquisadores e representantes do governo líderes nas questões de inovação; realização do mapeamento e divulgação de um inventário dos ativos relevantes do sistema brasileiro de inovação; formatação e divulgação de cursos de gestão da inovação para empresas de pequeno e médio porte; e divulgação dos casos de sucesso de empresários inovadores brasileiros. Além disso, foi destacado que o MBC é única instituição no País que tem um programa de cooperação com o Conselho de Competitividade dos Estados Unidos, o qual detém vasta experiência no desenvolvimento da sua INI.
- O MBC é reconhecido por sua atuação na promoção do aumento da competitividade nas organizações privadas e públicas. A Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE) veio contribuir para a continuidade desse trabalho?
Certamente. A PITCE consiste em um plano de ação do Governo Federal que tem como objetivo o aumento da eficiência da estrutura produtiva, aumento da capacidade de inovação das empresas brasileiras e expansão das exportações. Por não se tratar de uma iniciativa isolada, há investimentos planejados para a infra-estrutura e projetos de desenvolvimento regional. Nesse sentido, a Iniciativa Nacional para Inovação é uma ação que eleva a competitividade do País e, conseqüentemente, resulta na melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O MBC também tem como finalidade básica coordenar e promover ações estruturantes de conteúdo inovador na área da qualidade e produtividade, priorizando a implementação de projetos de alta visibilidade, contribuindo para elevar a competitividade da economia e o padrão de vida da sociedade brasileira. Vale salientar, por fim, que o Termo de Cooperação estabelece que os partícipes colaborarão para articular e promover a execução da PITCE, em interação com os diversos órgãos públicos, centros de pesquisa e ensino, secretarias estaduais, municipais e com o setor produtivo.