São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Fapesp agirá no setor industrial, diz novo diretor científico

 
 
  Fonte: Folha de São Paulo, 28/11/2004  
 
  Salvador Nogueira  
 
  A Fapesp deve entrar em nova fase de sua existência, não só financiando pesquisas mas também mobilizando outras instituições que possam fomentar o desenvolvimento tecnológico em escala industrial, eis a nova linha a ser seguida por Carlos Henrique de Brito Cruz
Físico especializado no estudo de lasers e atual reitor da Unicamp, Brito Cruz foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, a partir de uma lista tríplice.
Deve assumir o cargo em março de 2005, assim que for concluído o processo de escolha de seu sucessor na reitoria. Ele substituirá o também físico José Fernando Perez, que ocupa a diretoria científica há 11 anos.
‘Hoje a fundação é capaz de mobilizar outros atores, como a Finep e o BNDES para entrar nessa nova fase, que ela mesma, sozinha, não pode bancar’, diz Brito Cruz, que atualmente ocupa o cargo de reitor da Unicamp. ‘Quando a gente está falando de pesquisa industrial, o custo é muito maior.’
Além de assumir esse papel como articuladora de novos atores no cenário do desenvolvimento tecnológico e industrial, a Fapesp deve seguir a linha de sucesso implementada nos últimos anos.
No âmbito da pesquisa acadêmica, o órgão deve seguir criando os projetos induzidos, como ocorreu nos investimentos em genômica que projetaram a pesquisa nacional no exterior. Quanto às áreas-alvo, ainda não há nada definido.
‘Será preciso discutir e debater o assunto com a comunidade acadêmica. Aliás, foi assim que surgiram os investimentos em genoma’, diz Brito Cruz.
No processo de nomeação, também foram preenchidas as vagas de diretor-presidente técnico-administrativo, a ser ocupada pelo oncologista Ricardo Brentani, professor da Faculdade de Medicina da USP e diretor-presidente do Hospital do Câncer, e de vice-presidente da Fapesp, para a qual foi escolhido Marcos Macari, professor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br