Senai lança edital para projetos de inovação tecnológica

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 26/01/2007

Assessoria de Imprensa do Senai

O Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial (Senai) lança nesta sexta-feira, 26 de janeiro, o Edital Senai Inovação 2007, iniciativa do Departamento Nacional do Senai que tem como desafio incentivar a pesquisa aplicada e o desenvolvimento tecnológico.
“Pretendemos ampliar nossas parcerias com empresas que buscam a inovação e que buscam melhorar sua participação no mercado”, afirma o analista de Desenvolvimento Industrial da Unidade de Tecnologia Industrial do Senai, Mateus Simões de Freitas.
As informações sobre o Edital Senai Inovação 2007 estarão disponíveis no site do Senai, http://www.senai.org.br. A partir de amanhã os Departamentos Regionais (DRs) do Senai darão início a seleção das propostas que serão encaminhas para análise.
“Os projetos geralmente são elaborados em conjunto entre departamentos regionais e empresas. Cada estado possui uma metodologia própria de trabalho”, afirma o analista.
Segundo ele, o prazo final para entrega das propostas é 12 de abril. “A divulgação dos selecionados está prevista para 11 de maio, teremos então um mês para avaliar cada projeto que pode variar de R$ 20 mil a R$ 100 mil”, disse Freitas.
Nessa 4ª edição do edital está previsto investimento de R$ 1,3 milhão para projetos de inovação.
“Nos departamentos regionais temos um corpo técnico qualificado e infra-estrutura moderna para apoiar as propostas de pesquisa aplicada ou desenvolvimento experimental e assim contribuir com a indústria brasileira”, lembra o analista.
Conhecido como um dos principais pólos de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial do país, o Senai pretende se tornar também referência na área de inovação tecnológica.
Atualmente as ações são desenvolvidas em 28 setores da indústria.
“Pretendemos que as empresas passem a procurar o Senai e apresentem suas idéias. Hoje nós é que localizamos essas possibilidades”, lembra Freitas.
Casos de sucesso
Em três anos de Edital 23 propostas receberam o apoio em pesquisa, infra-estrutura e recursos. Em 2004, dos 42 projetos apresentados sete foram selecionados. Em 2005 também foram escolhidas sete propostas. No ano passado foram nove.
Um exemplo dos resultados que a inovação tecnológica apresenta a uma empresa pode ser conferido em Várzea Grande, Mato Grosso. A empresa Esmaltação Eletrostática: Cerâmica Lavaqui Ltda, precisava melhorar a qualidade visual dos tijolos produzidos.
Em parceria com o Senai foi criada uma linha de produção de esmaltação eletrostática, ou seja, uma pintura de alta qualidade. “Com isso criamos um produto diferenciado, com maior valor agregado e que ampliou a participação da empresa no mercado. Isso é um exemplo de tecnologia simples”, afirma o analista.
No RJ a empresa Nova América Ltda também foi escolhida e contou com o apoio do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Cetiq) do Senai, que desenvolveu um software.
Baseado em inteligência artificial o software ajudou a empresa a determinar com mais qualidade as características das fibras. O programa define a melhor forma de armazenar fardos de algodão no depósito, de realizar misturas de fibras e define quais ajustes são necessários para garantir a qualidade final do fio produzido.
“O trabalho, que envolve tecnologia de ponta, vai desde a escolha do algodão no campo até a produção do fio e do tecido”, reforça Freitas.