São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Prêmio destaca instituições inovadoras

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 13/12/2006  
 
  Renata Dias, da Assessoria de Imprensa do MCT  
 
  Homenagear, reconhecer e incentivar as ações inovadoras nas empresas brasileiras. Este é o principal objetivo do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, entregue na tarde desta terça-feira (12), em Brasília (DF)
Promovido pela Finep, agência de fomento do Ministério da Ciência e Tecnologia, o prêmio recebeu 677 propostas nesta sua sétima edição anual. O vice-presidente da República, José de Alencar, o ministro de Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e o presidente da Finep, Odilon Marcuzzo, entregaram os troféus.
O vice-presidente da República, José de Alencar, parabenizou os vencedores e incentivou a continuidade do Prêmio. “É importante premiar o esforço destes brasileiros que dará ao Brasil condições de competir no mercado internacional”, avaliou. Ao todo concorreram 29 instituições, provenientes das cinco regiões do Brasil. Entre os prêmios estão viagem ao Reino Unido, bolsas de estudo, um laptop e o selo alusivo ao prêmio.
O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, falou sobre os avanços nos últimos anos, com o surgimento de instrumentos como a Lei de Inovação, a Lei do Bem e o programa de Subvenção Econômica, coordenado pela Finep. “O avanço tecnológico tem sido a principal força motora dos países industrializados, e o crescimento tem em comum políticas e ações governamentais para estimular e difundir nas empresas processos de inovação tecnológica. E o Brasil também tem amplas condições de trilhar por este caminho”, declarou o ministro.
Já o presidente da Finep, Odilon Marcuzzo, afirmou que é crescente o número de empresas que têm a inovação como estratégia de desenvolvimento, mas os modelos de produtos e serviços inovadores ainda não estão no mercado. “O prêmio mostra o papel estratégico da inovação no crescimento no cenário nacional. Empreender e inovar são as únicas formas de crescer no mercado cada vez mais competitivo”, avaliou Odilon.
Premiados
O vencedor na categoria Processo foi a empresa Vinibrasil Vinho do Brasil, de Pernambuco, e a empresa Pele Nova Biotecnologia, do Mato Grosso do Sul foi a premiada na categoria Produto. Na categoria Pequena Empresa, a vencedora foi Nuteral Indústria de Formulações Nutricionais, do Ceará, e na categoria Grande Empresa, a Mectron - Engenharia Indústria e Comércio, de SP, foi a premiada.
Duas unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) receberam o Prêmio Finep. Na categoria Instituição de C&T foi a Embrapa Algodão, da Paraíba, e na categoria Inovação Social foi a unidade Milho e Sorgo, de Minas Gerais.
Paulo Ferrara de Almeida Cunha, da região Sudeste, foi o premiado da categoria Inventores Inovadores. Esta é a única categoria do prêmio que não recebe inscrições. Os pesquisadores são indicados por uma comissão julgadora. O Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI) é o órgão que define critérios de premiação, levanta o número de patentes registradas pelos concorrentes e seleciona as inovações mais relevantes.
O tema de campanha deste ano do Prêmio Finep foi o centenário do primeiro vôo do 14-bis. A solenidade de premiação contou ainda com a exibição de um vídeo compacto do filme “Desafio do Ar”, de direção de Adolfo Rosental, que fala sobre a trajetória do inventor Santos-Dumont. Foi entregue também o troféu José Pelúcio Ferreira, para personalidades de destaque em áreas estratégicas para o fortalecimento da Ciência e Tecnologia no Brasil.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br