MCT quer indústria atuando em nanotecnologia

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 11/11/2004

Jorge Lúcio Pinto, da assessoria de imprensa do MCT

A realização de um curso básico sobre nanotecnologia, direcionado para o empresariado brasileiro e europeu, foi acertada nesta quarta-feira
O acordo foi feito pelo ministro da C&T, Eduardo Campos, durante reunião com o diretor da empresa Kostal Eletromecânica Ltda. Auto-Peças e presidente do Instituto Tecnológico Brasil-Alemanha, Werner Schwarz.
O curso, ainda sem data e local definidos, terá por objetivo prover o empresariado de informações sobre as aplicações da nova tecnologia que está revolucionando a indústria em todo o mundo.
Acompanhado do deputado Vicentinho (PT-SP), o empresário demonstrou interesse em promover o intercâmbio para realização de projetos práticos na área de nanotecnologia, envolvendo industriais, Universidades e cientistas brasileiros e alemães.
Ação nesse sentido começa a sair do papel já no próximo mês. Nos dias 13 e 14 de dezembro, será realizado em SP um seminário sobre o tema, promovido pelo MCT para empresários e pesquisadores da União Européia (UE).
Segundo Werner Schwarz, a Alemanha investe 460 milhões de euros por ano em projetos do setor. O programa brasileiro de nanotecnologia deverá ser lançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de 2005.