Brasil e França assinam acordo na área de Inovação Tecnológica

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 26/05/2006

Buscando ampliar o intercâmbio em um dos temas mais atuais - e responsável pelo crescimento e lucratividade no comércio internacional -, Brasil e França assinaram protocolo de intenções para promover a Inovação Tecnológica.
O acordo tem como ponto principal a parceria entre instituições de pesquisa, universidades e indústrias.
A idéia é favorecer o desenvolvimento de bens e serviços, estreitar as relações entre as comunidades científicas e implementar pesquisas nas seguintes áreas: microeletrônica, software, biotecnologia aplicada à saúde e aos setores de agroalimentos, materiais, tecnologias ambientais, tecnologias relacionadas às matrizes energéticas e energias renováveis e bens de capital.
Os projetos devem ter duração mínima de 12 meses e contar com a participação de uma instituição de pesquisa e desenvolvimento, uma universidade e uma ou mais empresas de cada país. Também está previsto o incentivo a eventos bilaterais e encontros de empresas que tenham o foco na inovação.
O evento faz parte da visita do presidente francês Jaques Chirac.