São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

MCT lança edital voltado para pesquisa em relações internacionais

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 31/03/2006  
 
  Helena Beltrão, da assessoria de imprensa do MCT  
 
  “O Programa Renato Archer de Apoio à Pesquisa em Relações Internacionais é um caminho de mão dupla que visa projetar os interesses nacionais, unindo a competência da diplomacia brasileira à dos nossos pesquisadores”, afirmou, nesta quinta-feira, o secretário executivo do Ministério da C&T, Luis Fernandes, durante a cerimônia de lançamento do edital desse novo programa do CNPq.
Para o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, também presente na solenidade, este programa de apoio à pesquisa no campo da política externa representa um caminho novo.
“É uma visão de futuro, uma visão de Brasil, que reflete as características do trabalho desenvolvido por Renato Archer, que se destacou como um desbravador das relações do Brasil com o mundo e foi também o criador do Ministério da C&T”, declarou.
Amorim afirmou ainda que, construindo pontes entre a pesquisa tecnológica e a diplomacia, a iniciativa contribuirá para o avanço das relações internacionais.
A cerimônia de lançamento do edital aconteceu na sala do Barão do Rio Branco, no Palácio do Itamaraty, no RJ, e contou com a presença de diplomatas e cientistas e da sra. Maria da Glória Archer, viúva do ex-ministro.
O secretário executivo do MCT salientou a propriedade na escolha do nome de Renato Archer para designar o programa de financiamento à pesquisa em relações internacionais, e informou que a parceria com o Ministério das Relações Exteriores já começou a ser construída durante a formulação do edital, quando equipes das duas áreas discutiram os objetivos do programa e os assuntos a serem pesquisados.
Paz e segurança internacional; estudos sobre pólos de poder; América do sul; Desenvolvimento, ciência e inovação tecnológica; Normatividade e governança internacional são os temas prioritários de pesquisas definidas no edital do Programa Renato Archer.
Pesquisadores vinculados a cursos de pós graduação em relações internacionais estão sendo convocados a apresentarem seus projetos. Segundo o edital, redes cooperativas de pesquisa poderão ser formadas, com a participação de pesquisadores atuantes em outras áreas do conhecimento.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br