Duas novas chamadas da Finep para cooperação universidade-empresa terão R$ 105 milhões

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 27/03/2006

Assessoria de Comunicação da Finep

Nos próximos 15 dias a Finep lançará duas novas chamadas públicas para apoiar a cooperação entre universidades e empresas, com um total de R$ 105 milhões. Uma é focada nas médias e grandes empresas, com R$ 60 milhões. A outra, para micro e pequenas, em parceria com o Sebrae, terá R$ 45 milhões. O anúncio foi feito nesta quinta, em Campina Grande (PB), durante o Fórum de Inovação Tecnológica que antecedeu o lançamento do Prêmio Finep na região Nordeste.
“Dentro do programa Coopera ainda há novas chamadas a serem lançadas em breve. Em 2006, o total desse tipo de apoio chegará a cerca de R$ 200 milhões”, disse a diretora da Finep Eliane Bahruth, presente ao evento, lembrando que o valor ainda crescerá com a contrapartida das empresas.
A interação entre a academia e o mundo empresarial também esteve na pauta dos debates do Fórum, que contou com cerca de 200 pessoas, reunidas na sede da Fiep - Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.
Sergio Cavalcante, superintendente do C.E.S.A.R., citou estatísticas recentes: “De acordo com o Livro Branco do MCT, a produção científica brasileira tem aumentado muito, mas esse conhecimento não tem chegado ao mercado na mesma proporção. Temos muitos artigos, mas poucas patentes, pouca produção e pouca geração de emprego com base na inovação”, disse.
Sergio tem a experiência de quem conhece os dois lados, pois o C.E.S.A.R já ganhou o Prêmio Finep na categoria Instituição de C&T e o prêmio da Info como melhor empresa de serviço de software do país.
Criado em 1996 com apenas cinco pessoas, em 2005 atingiu a marca de 650 funcionários, trabalhando tanto com pesquisa como com o desenvolvimento de produtos.
A geração de empregos pela inovação também foi citada durante a apresentação do case da petroquímica Braskem.
Ao ter a idéia de produzir copos descartáveis de polipropileno, além de criar um produto mais funcional e resistente, o processo levou à abertura de uma nova empresa, gerando 230 empregos e alavancando o desenvolvimento regional, sem contar o impacto positivo na competitividade: o novo produto, feito com tecnologia 100% brasileira, já está no mercado externo.
“Com a participação nos lucros oferecida, também aumentamos os salários, sem descuidar de detalhes como a proteção ambiental, pois nosso processo de produção é limpo e os copos são 100% descartáveis”, acrescentou Uédson do Nascimento,engenheiro de aplicação da Braskem.
Durante o lançamento do Prêmio Finep, Eliane Bahruth lembrou que, do total de empresas inovadoras brasileiras, apenas 9% estão nas regiões Norte e Nordeste.
“Temos que crescer muito mais, pois é a capacidade de inovação que vai propiciar o desenvolvimento econômico”, disse.
O presidente da Fiep, Francisco Gadelha, concordou, estimulando a participação no Prêmio Finep: “As empresas da Paraíba têm que mostrar sua cara, pois aqui também fazemos inovação”.
Os interessados em inscrever empresas ou instituições no Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2006 têm até o dia 30 de junho para encaminhar suas propostas, por meio de formulário eletrônico disponível no site http://www.finep.gov.br/premio.
Ao todo, são sete categorias: Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de C&T, Inovação Social e Inventor Inovador.