São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Universia divulga dois programas de bolsas de estudo do CNPq

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 06/03/2006  
 
   
 
  Contribuir para formação e desenvolvimento de pesquisadores no país é um dos objetivos do CNPq, que abre inscrições para os programas de bolsas de estudos para graduandos, mestrandos, doutorandos e doutores.
O Portal Universia (http://www.universia.com.br) divulga essa oportunidade com todas as informações necessárias.
Uma das bolsas, denominada “formação”, é oferecida para quem faz graduação, mestrado ou doutorado e ainda não se tornou um cientista.
No caso dos graduandos, para participar, o interessado deverá se informar em sua universidade quais as pesquisas existentes em sua área e se seu projeto se encaixa em uma delas.
A outra bolsa, chamada “pesquisa”, é destinada aos doutores que já desenvolvem novas pesquisas em alguma instituição de ensino superior. Cada programa tem uma data de inscrição específica.
Em http://www.universia.com.br/materia/materia.jsp?materia=1463, o Universia apresenta outros endereços que abordam esse e outros programas de bolsas do CNPq.
Mais informações sobre outras bolsas de estudo podem ser obtidas no Canal “Bolsas e Financiamentos”, em http://www.universia.com.br/bolsas.
Sobre o Universia
O Universia é uma rede de 976 universidades de ensino superior na América Latina e Península Ibérica, presente em 11 países: Espanha, Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Peru, Porto Rico, Portugal, Venezuela e Uruguai. A Rede atinge mais 8,5 milhões de estudantes onde atua.
Um elemento integrador desta rede é o portal Universia (http://www.universia.com.br), que desenvolve e integra conteúdo e serviços gratuitos desenvolvidos no âmbito acadêmico, em língua portuguesa e espanhola.
As informações e os produtos atendem aos pré-universitários, universitários, pós-universitários, docentes e gestores das instituições de ensino superior.
A missão da Rede Universia consiste em oferecer conteúdos e serviços de alta qualidade à comunidade universitária, facilitando a criação do Espaço Ibero-americano de Educação Superior, por meio da formação, da cultura, da pesquisa e da colaboração com o meio empresarial, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento sustentável dos países onde o Portal está presente.
A Rede Universia é o maior projeto na área de educação do Grupo Santander, que investiu U$ 72 milhões de recursos financeiros desde o seu lançamento, em 2000.
Lançado no Brasil em março de 2002, o Universia conquistou em cerca de 4 anos, a parceria de mais de 225 universidades e alcançou a marca de 1.500.000 usuários cadastrados, com o registro médio de 17 milhões de páginas vistas mensalmente.
Além de conteúdo, são oferecidos serviços relevantes para o público universitário, tais como: estágios e programas de trainee, empreendedorismo, cursos on-line, bolsas de estudo, intercâmbio, webmail, salas de aula virtuais, entre outros.
Sobre o CNPq
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma Fundação, vinculada ao Ministério da C&T, para o apoio à pesquisa brasileira.
Contribuindo diretamente para a formação de pesquisadores (mestres, doutores e especialistas em várias áreas de conhecimento), o CNPq é, desde sua criação, até hoje, uma das maiores e mais sólidas estruturas públicas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) dos países em desenvolvimento.
Os investimentos feitos pelo CNPq são direcionados para a formação e absorção de recursos humanos e financiamento de projetos de pesquisa que contribuem para o aumento da produção de conhecimento e geração de novas oportunidades de crescimento para o país.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br