Edição eletrônica

Fonte: Agência Fapesp, 02/03/2006

Uma boa notícia para interessados em divulgação científica. O Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict) está adaptando para o português a versão 2.0 do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer).
O Seer é um software de acesso livre utilizado para a construção e gestão de publicações eletrônicas periódicas. Foi desenvolvido pela Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá. A previsão é que a versão nacional esteja disponível em março.
Segundo o Ibict, com o novo software será possível gerenciar várias revistas científicas com uma única instalação do programa. “A versão 1.0 exigia várias instalações. Agora, não. As instituições de ensino poderão gerenciar de forma mais completa o trabalho editorial”, diz o técnico Miguel Ángel Mardero Arellano, em comunicado do instituto.
Arellano lembra que o Seer é a única ferramenta de editoração eletrônica que tem como respaldo os arquivos abertos. “O sistema usa um protocolo de comunicação que permite que sejam acessadas as informações de várias bases simultaneamente. É como uma grande rede de informação, com revistas individuais que, ao mesmo tempo, compartilham com outras publicações seus dados”, explica.
A estimativa é que o sistema seja adotado de forma mais ampla nos próximos anos. O programa SEER permite o intercâmbio de informações entre usuários de revistas eletrônicas. “É um sistema mais interativo, organizado, sem ser um site comercial, além de minimizar custo, tempo, gerenciamento e arquivamento dos periódicos”, disse o técnico do Ibict.
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é utilizado no Brasil por 63 revistas científicas e acadêmicas. A maioria tem registro no ISSN, conta com um sistema de avaliação pelos pares e adota normas para submissão dos trabalhos.
Mais informações: