São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Poucas empresas fazem inovação tecnológica

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 13/02/2006  
 
  Marcelo Billi, para a Folha de S. Paulo (12/02/2006)  
 
  Apenas um terço das empresas industriais fez alguma inovação -como melhorar processo produtivo ou lançar um novo produto- entre 2001 e 2003, mostra pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A proporção de empresas do setor que dizia ter feito inovações era de 31,5% no período 1998-2000. Ou seja, apenas um terço das empresas industriais fez alguma inovação durante os dois períodos. E o conceito de inovação adotado pelo IBGE é bastante amplo, lembra Ronald Martin Dauscha, presidente da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa, Desenvolvimento e Engenharia das Empresas Inovadoras).
Empresários e governo concordam: falta inovação ao setor produtivo brasileiro. Dauscha diz que a taxa deveria ser de no mínimo 40%, ainda assim considerando um conceito mais restrito do que é inovar.
O diretor da Anpei tem um diagnóstico para a falta de apetite inovador do setor privado brasileiro - diagnóstico um pouco diferente do de Sergio Rezende, ministro da C&T. Ele lembra do processo de industrialização do país. "Que nunca ocorreu com ênfase na inovação." E enumera outros fatores:
1) o panorama macroeconômico confuso pré-estabilização, que fazia com que os planos empresariais girassem sempre em torno das necessidades de curto prazo;
2) a falta de uma estratégia nacional de inovação;
3) e a ausência de uma cultura de inovação empresarial, que faz com que tanto pessoas do setor acadêmico quanto no setor privado encarem a empresa "como uma máquina". "Aqui existiu sempre a noção de que quem faz pesquisa são os centros especializados e as Universidades."
Noção errada, mostra Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor-científico da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa de SP) em artigo sobre a relação entre pesquisa, empresas e Universidades no Brasil.
"Menos de 10% dos novos produtos ou processos introduzidos por empresas nos EUA tiveram contribuição essencial e imediata de pesquisas acadêmicas", escreve ele, citando pesquisador da Universidade da Pensilvânia.
Assim, diz Brito Cruz, a pesquisa aplicada e o desenvolvimento que levam à inovação tecnológica e ao aumento da competitividade precisam ocorrer dentro das empresas. A pesquisa acadêmica não perde importância.
As Universidades precisam criar quadros eficientes para as próprias empresas, mas a natureza da pesquisa feita pelas Universidades e pelas empresas é distinta, conclui.
Há consenso, portanto, em torno da avaliação de que as empresas brasileiras precisam investir mais em P&D.
José Ricardo Roriz, diretor do Depto. de Competitividade e Tecnologia da Fiesp, enumera as razões apontadas pelos próprios industriais para o baixo gasto em P&D:
1) custos elevados da inovação, tanto por conta do custo alto de financiamento ou mesmo a falta dele, quanto por conta do risco econômico relativamente maior em relação a outros países;
2) falta de pessoal qualificado;
3) falta de acesso à informação sobre novas tecnologias e
4) pouca informação sobre os mercados a serem explorados.
Melhoras
O Brasil, dizem ministro e representantes do setor privado, tomou medidas para aumentar as atividades de pesquisa e desenvolvimento das empresas e, por meio delas, elevar a competitividade da economia.
Mas o país tem melhorado muito devagar quando a comparação é com os demais países desenvolvidos, ou mesmo com as economias emergentes que conseguiram com algum sucesso criar um setor produtivo.
Todos os analistas apontam para a Coréia, que contava, em 1978, com cerca de 40 centros de P&D em empresas privadas. O número saltou para 10 mil em 2003.
Economia que emplacava número insignificante de artigos científicos nos anos 80, a Coréia ultrapassou o Brasil em 1995. Em 2004, os coreanos publicaram 50% a mais do que os brasileiros.
O país também está entre os que mais solicitam patentes no mundo. Mais: o número de solicitações cresce anualmente a uma taxa de mais de 30%, e eles já responderam por 3,5% de todas as solicitações em 2005.
"Os coreanos perceberam que precisavam incentivar todas as empresas a inovar. Criaram mecanismos para levar a pesquisa para as pequenas e médias empresas. Não adianta as grandes avançarem se o resto da economia não evolui", diz Ronald Martin Dauscha, da Anpei.
No Brasil, dizem analistas e empresários, a nova lei de inovação, novas linhas de financiamento do BNDES e a preocupação cada vez maior sobre a necessidade de investir em P&D indicam que há sinais claros de avanço, mas lento dada ao mau desempenho brasileiro no quadro mundial.
"Nossos concorrentes têm avançado muito mais rápido do que nós", diz José Ricardo Roriz, da Fiesp.
Ninguém descarta a participação do governo no processo, ainda que o objetivo seja levar as empresas a investirem. Algo, aliás, que ocorre em todo o mundo, dizem os especialistas em sistemas nacionais de inovação.
Mesmo nos EUA, 15% dos gastos das empresas com inovação são financiados com recursos públicos.
"A nossa expectativa é que, à medida que o setor público incentive, as empresas passem a colocar mais recursos [nas atividades de P&D]", diz Sergio Rezende, ministro da C&T.
No setor privado, a cobrança é para que as novas leis e medidas saiam do papel. "E tem que ser rápido. O Brasil tem que acordar para a inovação", conclui Roriz

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br