CNPq lança Edital de Convênio com o IRD francês

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 13/10/2004

Assessoria de Imprensa do CNPq

O CNPq/MCT, por meio da Assessoria de Cooperação Internacional (ASCIN), acaba de lançar Edital de cooperação internacional com o Institut de recherche pour le developpément (IRD) - Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento
O Edital tem por objetivo apoiar, de forma complementar, atividades de cooperação internacional no desenvolvimento de projetos conjuntos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, no âmbito do Convênio bilateral entre o CNPq e o IRD. O apoio é específico para a mobilidade de pesquisadores atuantes em projetos de P&D&I que, preferencialmente, apresentem contrapartida financeira de outras fontes nacionais ou internacionais, nos seguintes temas preferenciais:
1- Crosta terrestre e seus ambientes; evolução e riscos naturais.
2- Climas: variabilidade; redes de observações; paleoclimas.
3- Recursos hídricos: finalidade; contaminações; transferências de matéria; biogeoquímica; modelagem, sensoriamento remoto e geoprocessamento.
4- Biodiversidade agrícola e microbiana: dinâmica e ecologia de ambientes naturais e modificados.
5- Biodiversidade: funcionamento dos solos: seqüestro de carbono; agrossistemas; produtos naturais; conhecimentos tradicionais associados; segurança alimentar.
6- Ecologia aquática e recursos pesqueiros.
7- Políticas de desenvolvimento sustentável e de inovação: globalização; migrações; desenvolvimento urbano; identidades e patrimônios culturais e territoriais.
8- Doenças tropicais: territórios e condições de surgimento; epidemiologia e prevenção.
Os projetos conjuntos de pesquisa serão apoiados com valores que variam de R$ 30 mil a R$ 100 mil, para o pagamento de passagens, diárias e seguro saúde por um período de até 4 anos. Os interessados terão até 25 de novembro para submeter propostas.