São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Prêmio Finep 2005 tem ganhadores

 
 
  Fonte: Agência Fapesp, 08/12/2005  
 
   
 
  A Financiadora de Estudos e Projetos entregou os troféus aos vencedores da Etapa Nacional do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2005. A cerimônia, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, foi realizada na terça-feira (6/11), no Palácio do Planalto, em Brasília.
Participaram da disputa pela etapa nacional 29 empresas e instituições de pesquisa premiadas nas cinco etapas regionais. Os ganhadores são: Ouro Fino (na categoria Grande Empresa), Braskem (Processo), Pctel (Pequena Empresa), Parque de Desenvolvimento Tecnológico do Ceará (Instituição de C&T), Universidade Federal de Santa Catarina (Inovação Social), Bosch (Produto) e Kentaro Takaoka, médico anestesista e criador do ventilador pulmonar mecânico, na categoria Inventor Inovador.
Segundo a Finep, além da categoria Inventor Inovador, outra novidade da premiação foi a instituição do Troféu José Pelúcio Ferreira, homenagem ao segundo presidente da Finep e concedido a personalidades de uma área estratégica do setor de ciência e tecnologia.
Receberam o troféu três especialistas de destaque na área de biodiesel: Expedito José de Sá Parente, professor da Universidade Federal do Ceará, Donato Alexandre Gomes Aranda, professor da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Artur Augusto Alves, da Soyminas.
Além dos troféus, os vencedores receberam prêmios. A ganhadora da categoria Pequena Empresa levou um computador notebook do Sebrae Nacional e uma bolsa de estudo integral do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Os demais receberam bolsas de desenvolvimento científico e tecnológico do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Também foram convidados pelo British Council a participar do Workshop de Inovação Tecnológica, com consultores do Reino Unido.
Outra patrocinadora do Prêmio Finep, a Petrobras, concedeu às empresas e instituições vencedoras bolsas de estudo para curso MBA, a ser realizado no Rio de Janeiro, além de visitas às instalações operacionais na Unidade de Negócio da Bacia de Solimões, na Amazônia. Por fim, a Tavares Propriedade Intelectual ofereceu subsídio para depósito de pedido de patente ou registro de marca.
Mais informações: www.finep.gov.br.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br