Prazo final de inscrições para edital de pesquisa na área de gênero

Fonte: Site do MCT, 08/11/2005

Andrea Fontenele, Assessoria de Imprensa do MCT

Encerram-se no próximo dia 17 as inscrições para o edital de apoio a pesquisas no campo de estudos de gênero, mulheres e feminismos. A iniciativa, uma ação em parceria dos ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, faz parte do Programa Mulher e Ciência.
Será investido R$ 1,2 milhão para incentivar a produção de pesquisas no campo de estudos das relações de gênero, mulheres e feminismos, buscando contemplar a intersecção com as abordagens de classe social, geração, raça, etnia e sexualidade.
Os recursos serão distribuídos em duas categorias: projetos de pesquisa cujos coordenadores sejam doutores há menos de 7 anos, vão receber até R$16 mil; aqueles, cujos coordenadores sejam doutores há mais de 7 anos, ganharão até R$ 50 mil.
As inscrições podem ser feitas no site do CNPq.
Programa Mulher e Ciência
Além desse edital, outras ações fazem parte do Programa Mulher e Ciência. Uma delas é o 1º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, um concurso de redação para estudantes do ensino médio, e de trabalhos científicos monográficos para estudantes do ensino superior e de pós-graduação. Inscrições até 30 de novembro. Informações no site do CNPq.

Outro evento integrante do Programa é o Encontro Nacional Pensando Gênero e Ciências. Continuam abertas as pré-inscrições para o Encontro, que acontecerá em Brasília de 29 a 31 de março de 2006.