São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Portal de periódicos da Capes investe em melhorias

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 08/06/2005  
 
  Assessoria de Imprensa do MEC  
 
  Sistema incorporou novas bases de dados e de patentes, plataformas e serviços de pesquisa dos conteúdos.
As novas aquisições são a SciFinder Scholar (Chemical Abstracts), SportDiscus, Inspec via SilverPlatter, CrossRef, e Derwent Innovations Index.
Criado pela Capes em novembro de 2000 para universalizar o acesso à informação no meio acadêmico-científico, o Portal é atualmente o maior banco de informações científicas da América Latina, atendendo 152 instituições.
Segundo informações do diretor de Programas da Capes, José Fernandes de Lima, os novos produtos complementam o serviço que já é oferecido e fortalecem esse instrumento essencial para o ensino e a pesquisa científica nacional.
"O fato de estarmos adquirindo novas bases é o atestado de que investimos para que o portal se fortaleça cada vez mais. Esta é uma decisão da diretoria da Capes", salienta.
O diretor adianta que a aquisição da SciFinder Scholar (Chemical Abstracts), principal base de dados bibliográfica e de substâncias na área de química, atende a uma demanda da comunidade científica.
"Trata-se de uma base da maior importância, que será utilizada não só pelos profissionais da química, mas também de áreas como farmácia, medicina, agricultura, porque permite a busca de fórmulas e reações químicas", explica.
Outra das melhorias introduzidas no Portal é o acesso à base de Patentes Derwent Innovations Index (DII), em parceria da Capes com o Ministério de Ciência e Tecnologia e a Finep, viabilizada com recursos do Fundo Setorial de Infra-estrutura.
Na opinião de Fernandes Lima, o acesso a essa base é um importante instrumento de suporte às atividades de pesquisa, sobretudo na área tecnológica.
O diretor diz que a Capes espera que as universidades utilizem, cada vez mais, o Portal e ajudem a divulgar os novos produtos entre os estudantes, professores, e funcionários.
"Temos também a expectativa de que as universidades possam dar algum tipo de retorno para nós, do quanto esse material está sendo útil", finaliza.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br