CNPq lança editais para Olimpíadas de Ciências e Programa Editorial

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 25/05/2005

Os dois juntos dispõem de recursos da ordem de R$ 3,5 milhões e as propostas devem ser enviadas até 8 de julho.
As inscrições já estão abertas e para o edital de Olimpíadas poderão apresentar propostas pesquisadores individuais vinculados a instituições de ensino superior ou institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, todos sem fins lucrativos.
Com recursos de R$ 1 milhão, oriundos do tesouro Nacional, o objetivo do edital é apoiar a realização, em todo o território nacional, de Olimpíadas de Ciências, como um instrumento para a melhoria dos ensinos fundamental e médio, com a conseqüente atualização de professores, bem como de identificação de jovens talentosos que podem ser estimulados a seguir carreiras científico-tecnológicas.
O edital do Programa Editorial, que dispõe de R$ 2,5 milhões, tem por objetivo apoiar e incentivar a editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros, sendo considerado prioritário o apoio às revistas divulgadas por meio eletrônico na Internet, em modo de acesso aberto, em todas as áreas do conhecimento.
Essas publicações devem ser mantidas e editadas por instituição ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que contribua para elevar o nível de qualidade, forma e conteúdo das revistas nacionais dedicadas à C&T, para divulgação no Brasil e no Exterior.
Poderão apresentar propostas editores de periódicos científicos nacionais, mantidos e editados por instituição ou sociedade científica brasileira, sem fins lucrativos, e que sejam pesquisadores de comprovada qualificação e experiência, e/ou dirigentes de entidades mantenedoras, de âmbito nacional.
Veja o edital completo em