São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Ciência, tecnologia e inovação movimentam Porto Alegre

 
 
  Fonte: Site do MCT, 17/05/2005  
 
  Gustavo Sousa Jr, da Assessoria de Imprensa do MCT  
 
  Utilizar a tecnologia como ferramenta para inclusão social, aproximando os universos que compõem a sociedade. Essa foi a tônica do discurso do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigoto, na abertura da Globaltech - Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação, hoje (17), na capital gaúcha. Instituições públicas e privadas apresentam, até o próximo domingo, produtos e serviços desenvolvidos graças à capacidade brasileira de investir em pesquisa, desenvolvimento e, sobretudo, inovação.
Dez instituições vinculadas e três secretarias que integram o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) participam do evento. Seus estandes trazem informações que vão dos avanços brasileiros nas áreas espacial e nuclear - coordenados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) - às ações de incentivo ao desenvolvimento sustentável e defesas dos ecossistemas, projetos expostos pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
O Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia também está presente, divulgando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 3 a 9 de outubro. Rigoto, em sua visita ao estande do Ministério, foi convidado a participar desta importante iniciativa para promover o acesso à ciência e à tecnologia no País.
Odilon Antônio Marcuzzo do Canto, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que representou o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos, na cerimônia de abertura, ressaltou a importância da Globaltech para incentivar a inovação no País. "O caminho do desenvolvimento passa pela ciência, tecnologia e inovação, a partir da interação de esforços em todos os níveis. É preciso inovar. Criar produtos que produzam impacto no mercado externo. Do contrário, o Brasil continuará exportando toneladas de soja em troca de microgramas de tecnologia", afirmou Marcuzzo.
Organizada pelo Zero Hora - jornal do grupo RBS -, SENAI e Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a Globaltech ocupa 10 mil m² de área, com espaços para cerca de 100 expositores, e tem visitação estimada de 30 mil pessoas. "Este é um encontro de realizadores, pessoas que contribuem para o desenvolvimento da sociedade", avaliou o diretor-presidente da RBS, Nelson Sirotsky.
Palestras
O evento conta, ainda, com palestras e painéis com a participação de diversos especialistas brasileiros e estrangeiros. Na quinta-feira (19), às 13h, o Inpe apresenta o tema "Meteorologia - A Seca de 2004/2005 no sul do Brasil: é ou não é um indicador de mudança do clima?". Em seguida, às 16h30, é a vez do secretário de Política de Informática do MCT, Marcelo Lopes, que faz palestra sobre a Rede Brasil de Tecnologia.
O MCT participa também na sexta-feira, às 15h30, com a palestra "A Nanotecnologia no Brasil", apresentada pelo secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério, Cylon Gonçalves da Silva. Logo na seqüência, às 16h45, o Observatório Nacional apresenta a "Certificação Digital".

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br