Ex-reitor da UnB comenta matéria TCU adia novamente vigência de restrições a fundações de pesquisa

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 01/06/2010

"O novo adiamento da implementação das medidas exigidas pelo Acórdão 2.731/2008 deve-se à imensa complexidade do assunto e à importância das fundações de apoio para a universidade brasileira. Não há soluções prontas nem culpados"

Leia a íntegra da mensagem de Timothy Mulholland, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), enviada ao "JC e-mail":

"Senhores,

Do "Jornal da Ciência" da SBPC pode-se cobrar um padrão elevado de verificação e publicação dos fatos de interesse. A matéria acima peca gravemente nesse aspecto e atinge a imagem de um dos sócios da SBPC ao repetir o que apareceu na mídia comum, sem conferir os fatos ou ouvir o interessado.

Registre-se que o Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília (seu órgão máximo) destinou um dos imóveis desta à função de residência oficial dos reitores da Universidade, determinando que fosse mobiliado para este fim. As atas comprovam que eu não tive qualquer participação desta decisão. Não se tratava, portanto, de imóvel "meu", que sequer possuo. A montagem da residência oficial se deu pela via institucional, sendo os bens adquiridos tombados pela Universidade e instalados em imóvel seu, com finalidade institucional. O emprego de recursos oriundos de uma fundação de apoio se fez com pleno amparo na Lei 8.958/1994, pois se tratava da aquisição de bens institucionais.

O novo adiamento da implementação das medidas exigidas pelo Acórdão 2.731/2008 deve-se à imensa complexidade do assunto e à importância das fundações de apoio para a universidade brasileira. Não há soluções prontas nem culpados."

Nota da redação: O "JC e-mail" alterou o trecho da matéria referida, que indicava ser o apartamento de propriedade do ex-reitor, para aumentar a precisão da informação. Leia a matéria corrigida em