Encontro discute propriedade intelectual, biodiversidade e conhecimentos tradicionais

Fonte: Jornal da Ciência E-mail, 28/03/2005

Assessoria de Comunicação do INPA

Começa hoje (28), em Manaus, o I Encontro da Rede Norte de Propriedade Intelectual, Biodiversidade e Conhecimentos Tradicionais. O evento está sendo organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia."Os pesquisadores do Norte do Brasil, especialmente do Inpa, terão uma boa oportunidade de discutir a importância da propriedade intelectual em suas atividades", é a expectativa da chefe de Divisão de Propriedade Intelectual e Negócios (DEPIN) do Inpa, Noélia Falcão.
Segundo Noélia, desde 2003 o Inpa já vem discutindo a propriedade intelectual e adotando uma nova postura acerca do conhecimento produzido. Exemplo disso foi o I Seminário de Propriedade Intelectual: Ciência e Conhecimentos Tradicionais da Amazônia, realizado pela DEPIN, pioneiro na região. O Museu Paraense Emilio Goeldi também começou a discutir o tema e, a partir dessas iniciativas, começou a se desenhar a Rede Norte de Propriedade Intelectual, com o objetivo de agregar todas as instituições da região nos moldes da Rede de Tecnologia (REDETEC) do Estado do Rio de Janeiro, levando-se em consideração as peculiaridades regionais.
Uma vez consolidada, a Rede parte para essa etapa, que é a viabilização do I Encontro. Realizado pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (SECT), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do AMazonas (Fapeam) e Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), o evento conta com o apoio do Sebrae-AM, Petrobras, Fucapi, Genius Instituto de Tecnologia, UEA e Ministério do Meio Ambiente.
As instituições que integram a Rede Norte são as seguintes: Inpa, ABIN, Amazonlink.Org, Ceplac/Supor, Cesupa, Embrapa-PA, Fapeam, Fepi-AM, Fiepa, Fucapi, GTA, Iepa, Inbrapi, Ipam, Iphan, MPEG, Neap/Fepi, Oibi, Oeyarg, Sect/AM, Sipam, Uepa, Ufam, UFPA, Ufra.
Informações sobre a programação no link do encontro, no site do Inpa.