São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Paraná lança Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 24/02/2010  
 
   
 
  Encontro será realizado nos dias 1º e 2 de março, na sede do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar)

A conferência estadual precede a etapa regional Sul, que acontecerá nos dias 11 e 12 de março, em Porto Alegre, e a 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, entre os dias 26 e 28 de maio, em Brasília.

Os eventos têm o intuito de discutir as políticas para a área, subsidiar ações e promover a C&T no país.

Para a secretária de C&T e Ensino Superior do Paraná, Lygia Pupatto, as conferências têm papel fundamental no desenvolvimento do país. "A contribuição que temos a dar para as políticas nacionais de ciência, tecnologia e inovação é muito rica. O envolvimento de diversos setores da sociedade permitirá que avancemos ainda mais no sentido de que as ações e os programas bem sucedidos se tornem políticas públicas", defendeu.

Os coordenadores da conferência estadual destacaram a importância da participação de diversos segmentos da sociedade nos debates. "O que queremos é que haja representação de várias entidades", afirmou o presidente da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná, José Tarcísio Pires Trindade.

"A história das Conferências de Ciência, Tecnologia e Inovação no país é bastante recente. É interessante que possamos construir propostas que pensem o sistema nacional de ciência e tecnologia para os próximos 10 anos. Vamos aproveitar as discussões para identificar os gargalos e buscar soluções", reforçou a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Seti, Jackelyne Corrêa Veneza.

As organizações representativas e entidades da sociedade civil foram convidadas a participar dos diversos grupos de trabalho do evento. Para a diretora do Serviço Nacional da Aprendizagem Comercial de Curitiba (Senac/Curitiba) e representante da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR) no lançamento, Daniela Rosa de Oliveira, a expectativa é poder contribuir com as discussões. "É importante termos discussões relevantes nas conferências estadual e regional, contribuindo para as discussões das políticas públicas do nosso país", ressaltou.

O coordenador da comissão provisória de Pós-Graduação (CPPG) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp), Bruno Ambrózio Galindo, considera fundamental participar das discussões. "Por ser uma universidade nova, que está começando a se estruturar no que diz respeito à ciência e à pró-retoria de pesquisa e pós-graduação, é extremamente importante para a Uenp estar incluída nesse processo e discutir os rumos e as novas diretrizes para área. Isso irá refletir nos nossos cursos de graduação, projetos de pesquisa, projetos de extensão e de pós-graduação", observou.

As inscrições para a conferência podem ser feitas no site:

www.fundacaoaraucaria.org.br/cecti

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br