Governo do RN encaminha projeto que cria lei de inovação tecnológica

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 08/02/2010

Fapern firma convênio com UFRN para apoio à realização da Reunião Anual da SBPC no estado

A área de C&T ganhou importante reforço no Rio Grande do Norte. A governadora Wilma de Faria assinou na sexta-feira (5/2) mensagem que encaminha projeto de lei de Inovação Tecnológica à Assembleia Legislativa.

Na mesma solenidade, a governadora assinou convênio com a UFRN, por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern), que repassa à universidade recursos da ordem de R$ 600 mil para a realização da 62ª Reunião Anual da SBPC, a ser realizada em Natal de 25 a 30 de julho.

A Lei Estadual de Inovação Tecnológica regulamentará a concessão de incentivos fiscais para empresas que desenvolvam inovações tecnológicas na concepção e fabricação de produtos. Com a lei, o Estado dá importante passo para regulamentar e estimular a integração entre universidades, empresas e o governo.

"É uma lei importante e que vai permitir regular a concessão de incentivos do governo às empresas que trabalham pesquisa e difundem conhecimento científico e tecnológico para melhorar a vida da população", disse Wilma de Faria, que lembrou a luta na captação de recursos junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia para mudar a distribuição dos recursos destinados aos estados. "Antes, a maior fatia do bolo ia para as regiões Sul e Sudeste", salientou.

Nos últimos seis anos, a área de ciência e tecnologia no Rio Grande do Norte recebeu investimentos de R$ 60 milhões, entre recursos estaduais e federais, dos quais, R$ 30 milhões já foram executados e os outros R$ 30 milhões restantes já estão contratados, segundo informa a presidente da Fapern, Isaura Rosado.