São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Anpei lança "Guia Prático de Apoio à Inovação"

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 07//10/2009  
 
   
 
  Publicação reúne informações sobre instrumentos de apoio às atividades inovativas


Os visitantes da 5ª Feira de Inovação Tecnológica (Inovatec), que acontece até sexta-feira (9), no Expominas, em Belo Horizonte, serão os primeiros a conhecer o "Guia Prático de Apoio à Inovação".



A publicação reúne, em 102 páginas, informações sobre os instrumentos de apoio à inovação oferecidos tanto pelas agências que atuam em nível nacional como as de âmbito estadual.



O trabalho foi realizado pela Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei) como atividade do Pró-Inova, programa coordenado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia com objetivo difundir informações sobre inovação e sensibilizar o empresariado para a importância das práticas inovativas.



No guia, os instrumentos são divididos em dois grupos: os de apoio tecnológico financeiro e os de apoio tecnológico e gerencial. Os primeiros referem-se a mecanismos de apoio direto e indireto às empresas ou aos empreendedores, sob a forma de financiamento, subvenção econômica, incentivos fiscais, capital de risco e bolsas. Já o apoio tecnológico e gerencial refere-se aos programas que visam auxiliar os empresários nas atividades de gestão da inovação, ou seja, que não envolvem a transferência de recursos financeiros às empresas.



Além da versão imprensa, o guia tem também uma edição eletrônica acompanhada de dois simuladores - um conceitual e um financeiro. O conceitual possibilita ao empresário encontrar as informações conforme a localização e o porte de seu negócio.



O simulador financeiro oferece possibilidades de a empresa conhecer seus ganhos tributários e financeiros resultantes da utilização dos incentivos fiscais previstos na Lei do Bem.



Entre esses incentivos estão a exclusão do lucro líquido e da base de cálculo da CSLL do valor correspondente a até 160% dos dispêndios com P&D e até 20% no caso de incremento do número de pesquisadores dedicados a P&D contratados no ano de referência; redução de 50% do IPI incidente sobre equipamentos, máquinas, aparelhos e instrumentos importados para P&D; e depreciação e amortização acelerada de equipamentos e bens intangíveis para P&D.



Na Inovatec, o guia está sendo distribuído no estande da Anpei. A versão eletrônica da publicação e os simuladores estão disponíveis no site www.anpei.org.br ou http://proinova.isat.com.br/Home.htm

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br