Sugestões para a regulamentação da nova Lei de Inovação do RS serão entregues em setembro

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 28/-0/2009

O prazo foi definido nesta quinta-feira, 27/8, durante reunião do Fórum Temático de Inovação da Agenda, com a presença do secretário estadual de C&T, Artur Lorentz. A agenda 2020 é um movimento que reúne diferentes setores da sociedade gaúcha, como governo, empresas, universidades, ONGs, entre outros.

As sugestões estão focadas nos artigos 20 e 22 da Lei, que tratam da consolidação de Arranjos Produtivos Locais e de Pólos Tecnológicos e também de benefícios e incentivos fiscais para o setor.

- O Governo do Estado anda muito atrasado em relação a uma política de implantação dos Parques Tecnológicos - alertou o presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos do Estado (Regimp), Carlos Renato Silva.

Ele acredita que a mobilização promovida pela Agenda e a disposição do Governo do Estado em levar em consideração as sugestões da sociedade é um fato importante para avançar nesta questão.

- Os Pólos Tecnológicos só são possíveis com o envolvimento de um tripé formado pelo setor privado, instituições de ensino e governo - lembrou.

A política para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), também está entre as primeiras a serem regulamentadas. O representante do APL de Pedra, Gemas e Jóias de Soledade, Idioney Vieira, por exemplo, está interessado em incluir sugestões para o aprimoramento deste tipo de cluster, mas também quer saber mais sobre os Pólos Tecnológicos.

- Queremos implementar um Pólo Tecnológico aproveitando o campus da Universidade de Passo Fundo em nossa cidade - afirmou

O secretário Artur Lorentz irá ainda encaminhar ainda em setembro as sugestões provenientes dos Grupos de Trabalho formados pela Agenda para o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.

Participaram da reunião, realizada na Tecnopuc, a Universidade de Santa Cruz, IEL/RS, Unisinos, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Regimp, Senac, Cientec, Tecnopuc, Secretaria da Fazenda, PGQP, Seprorgs, UFRGS, InovaPoa, Universidade de Passo Fundo, Sedai, Unilasalle, Fapergs, Secretaria de Planejamento, PUCRS, Uergs, Assespro, Unitec e Pólo da Moda.