São Carlos, Quinta-Feira, 29 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Sugestões para a regulamentação da nova Lei de Inovação do RS serão entregues em setembro

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 28/-0/2009  
 
   
 
  Voluntários da Agenda 2020 definiram a data de 15 de setembro para entregar ao governo do Estado as sugestões para a regulamentação dos primeiros artigos da nova Lei de Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul


O prazo foi definido nesta quinta-feira, 27/8, durante reunião do Fórum Temático de Inovação da Agenda, com a presença do secretário estadual de C&T, Artur Lorentz. A agenda 2020 é um movimento que reúne diferentes setores da sociedade gaúcha, como governo, empresas, universidades, ONGs, entre outros.



As sugestões estão focadas nos artigos 20 e 22 da Lei, que tratam da consolidação de Arranjos Produtivos Locais e de Pólos Tecnológicos e também de benefícios e incentivos fiscais para o setor.



- O Governo do Estado anda muito atrasado em relação a uma política de implantação dos Parques Tecnológicos - alertou o presidente da Rede Gaúcha de Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos do Estado (Regimp), Carlos Renato Silva.



Ele acredita que a mobilização promovida pela Agenda e a disposição do Governo do Estado em levar em consideração as sugestões da sociedade é um fato importante para avançar nesta questão.



- Os Pólos Tecnológicos só são possíveis com o envolvimento de um tripé formado pelo setor privado, instituições de ensino e governo - lembrou.



A política para os Arranjos Produtivos Locais (APLs), também está entre as primeiras a serem regulamentadas. O representante do APL de Pedra, Gemas e Jóias de Soledade, Idioney Vieira, por exemplo, está interessado em incluir sugestões para o aprimoramento deste tipo de cluster, mas também quer saber mais sobre os Pólos Tecnológicos.



- Queremos implementar um Pólo Tecnológico aproveitando o campus da Universidade de Passo Fundo em nossa cidade - afirmou



O secretário Artur Lorentz irá ainda encaminhar ainda em setembro as sugestões provenientes dos Grupos de Trabalho formados pela Agenda para o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia.



Participaram da reunião, realizada na Tecnopuc, a Universidade de Santa Cruz, IEL/RS, Unisinos, Secretaria de Ciência e Tecnologia, Regimp, Senac, Cientec, Tecnopuc, Secretaria da Fazenda, PGQP, Seprorgs, UFRGS, InovaPoa, Universidade de Passo Fundo, Sedai, Unilasalle, Fapergs, Secretaria de Planejamento, PUCRS, Uergs, Assespro, Unitec e Pólo da Moda.

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br