São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Conselho Técnico-Científico da Educação Básica da Capes muda estrutura

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 06/07/2009  
 
   
 
  Conselho voltado para as políticas de formação de professores terá comitês. Decisão foi tomada em sua nona reunião, na última quarta-feira

O Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (CTC-EB) da Capes revisou sua organização interna. Em sua 9ª reunião, realizada em Brasília na última quarta-feira, dia 1º, os conselheiros decidiram por se dividir em comitês, nos moldes do CTC da Educação Superior. O objetivo é melhorar a abordagem de temas específicos para que os trabalhos sejam otimizados.

Agora, o CTC-EB possui os comitês de Acompanhamento e Avaliação da Política Nacional de Formação de Professores, que se ocupa da formação inicial e continuada dos professores da educação básica e do Plano de Ações Articuladas (PAR); de Desenhos Pedagógicos e Avaliação, que focaliza o reconhecimento e a renovação de cursos de graduação e acompanha os cursos de pós-graduação lato sensu e de mestrado profissional vinculado às licenciaturas; e o comitê de Programas e Políticas de Fomento, para apoiar programas inovadores e acompanhar os programas em andamento.

"Essa iniciativa de setorizar as ações do CTC-EB vem desde as primeiras reuniões. Inicialmente eram quatro comitês, mas concluímos que o Conselho deve funcionar melhor se nos dividirmos em três", explica João Carlos Teatini, diretor de Educação Básica Presencial da Capes.

O Conselho Técnico Científico da Educação Básica foi criado após a publicação da Lei 11.502/2007, que atribuiu novas competências à Capes. Entre outras ações, o CTC-EB tem o papel de estabelecer prioridades e linhas gerais orientadoras das atividades da entidade, a partir da proposta apresentada pelo presidente da Capes; assistir à Diretoria-Executiva na elaboração das políticas e diretrizes específicas de atuação da Capes no tocante à formação inicial e continuada de profissionais do magistério da educação básica e a construção de um sistema nacional de formação de professores

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br