São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Nota da Fapesp sobre ações de fomento da Capes

 
 
  Fonte: Jormal da Ciência e-mail, 10/06/2009  
 
   
 
  Fundação paulista esclarece comunidade científica a respeito da preocupação referente à participação das instituições públicas e privadas, de todos os níveis da Federação, em programas da Capes

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) divulgou nota pública, nesta segunda-feira, dia 8, que esclarece a comunidade científica a respeito da preocupação da Instituição referente à participação das instituições públicas e privadas, de todos os níveis da Federação, em programas da Capes.

Eis a íntegra da nota, assinada pelo presidente da Fapesp, Celso Lafer, em 8 de junho:

“Participação de instituições públicas e privadas, de todos os níveis da federação, em programas da Capes

Com o objetivo de prestar contas à comunidade científica, quanto a assunto de interesse público, envolvendo a atuação institucional da Fapesp, venho dar conhecimento sobre sequência de fatos relativos à interlocução que esta Fundação vem mantendo com a Capes e o Ministério da Educação.

Em 13 de abril de 2009, encaminhei (http://www.fapesp.br/materia/5204) ao Presidente da Capes a moção do Conselho Superior da Fapesp (http://www.fapesp.br/materia/5203), sobre a postura daquele órgão de oferecer determinada linha de fomento exclusivamente voltada a instituições federais.

O Presidente da Capes não respondeu tal carta diretamente à Fapesp, mas, em 17 de abril, fez divulgar resposta pública no sítio de internet da Capes (http://www.capes.gov.br/servicos/sala-de-imprensa/57-artigos/2605-capes-responde-as-mocoes-de-censura-da-unicamp-da-fapesp-e-da-unesp) e no Jornal da Ciência (http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=63160).

Em 27 de abril, enviei carta (http://www.fapesp.br/materia/5205) ao Ministro da Educação, na qual observei que os temas suscitados pela Fapesp não haviam efetivamente sido respondidos na manifestação da Capes.

Tive ainda, subsequentemente, uma conversa telefônica com o Ministro da Educação a respeito do assunto, objeto da mensagem que enviei em 20 de maio (http://www.fapesp.br/materia/5206). E o Ministro respondeu-me, em 26 de maio, por carta (http://www.fapesp.br/materia/5207).

Certamente, como respondi ao Ministro em 04 de junho (http://www.fapesp.br/materia/5208), a Fapesp está aberta para a conversa com as instâncias federais, nos termos propostos na carta enviada pelo Ministro da Educação, sobre os grandes temas da formação de recursos humanos e de apoio a pesquisa, envolvendo a cooperação entre instituições federais e a Fapesp.

Com efeito, desde o início, o sentido da manifestação da Fapesp sempre foi o de ressaltar a missão necessariamente nacional - e não apenas restrita à esfera federal - da Capes, bem como a relevância da parceria de todos os níveis federativos para o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico do país.”

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br