Lançado edital de cooperação entre Ministério das Relações Exteriores, Capes e CNPq

Fonte: jornal da Ciência e-mail, 03/05/2009

Até o dia 31 de julho, estão abertas as inscrições para o Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG 2009)

O edital é uma parceria entre o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

O programa visa conceder bolsas de estudo de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em instituições brasileiras de ensino superior a professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia. As atividades iniciam em março de 2010.

Os candidatos devem ser cidadãos dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordo de Cooperação Educacional, Cultural ou de Ciência e Tecnologia. Além disso, não podem possuir visto permanente no Brasil, nem ser cidadãos brasileiros, ainda que binacionais, ou mesmo ter pai ou mãe brasileiros. No caso de ter sido bolsista do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação - PEC-G, deve-se comprovar permanência no país de origem por, pelo menos, dois anos após a obtenção do diploma brasileiro.

Mais informações: