Seminários debatem ciência, tecnologia e inovação no mês de março

Fonte: Site do MCT, 25/02/2005

O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sediará de 10 a 23 de março, em Brasília (DF), cinco seminários preparatórios para a 3ª Conferência Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação.
Nos dias 10 e 11, a Inclusão Social será o tema do primeiro seminário, com debates sobre a reforma universitária, programa de pós-graduação, e a formação e divulgação em ciência e tecnologia. Entre os participantes, estão o professor Emídio Cantídio de Oliveira, que fez parte da comissão do Plano Nacional de Pós-graduação 2005-2010, e o secretário de C&T para Inclusão Social do MCT, Rodrigo Rollemberg.
No segundo seminário, que será realizado nos dias 15 e 16, sob o tema Áreas de Interesse Nacional, a discussão sobre Energia, recursos naturais, Espaço, Mar, Terra, Defesa e Amazônia. Entre os palestrantes, estão o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), Sérgio Gaudenzi, e Flávio Luizão, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT).
No dia 18, o seminário Gestão e Regulamentação, discutirá os temas Legislação: marcos regulatórios; Propriedade Intelectual; Indicadores, Avaliação; Instrumentos de Gestão; e Financiamento. O secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Francelino Lamy de Miranda Grando, e Eduardo Moreira da Costa, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCT)), estão entre os palestrantes.
A Presença Internacional é o assunto do seminário do dia 21, que debaterá os temas Cooperação Internacional em CT&I (Presença do Brasil em Órgãos Internacionais e Cooperação com Países do Hemisfério Norte); Cooperação Sul/Sul e com a América Latina; Inserção de Empresas Brasileiras de Base Tecnológica no Cenário Internacional; e P&D das Multinacionais no Brasil. O secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Luiz Awazu Pereira da Silva, e Mário Sergio Salerno, diretor de Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e diretor de Estudos Setoriais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), estão entre os palestrantes.
O último seminário nos dias 22 e 23 terá como tema central, a Geração de Riqueza. Serão debatidos os assuntos Brasil na Economia do Conhecimento; Modelo de Inserção de CT&I no Desenvolvimento Nacional; Globalização de P&D; Retrato de P&D nas Empresas no Brasil, e o Papel dos Institutos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Entre os palestrantes estão Carlos Américo Pacheco, da Unicamp; Ronaldo Martin Dauscha, da Siemens; e o presidente do CGEE, Evando Mirra de Paula e Silva.
A programação completa de cada seminário e os participantes, estão no link http://www.cgee.org.br/cncti3/. Dentro da página, entrar em programação/seminários preparatórios.