São Carlos, Segunda-Feira, 26 de Outubro de 2020

 

 

Notícias
 
 

Faperj lança Programa de Treinamento e Capacitação Técnica

 
 
  Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 08/05/2009  
 
   
 
  Edital terá R$ 1,2 milhão

A diretoria da Fundação de Ampara à Pesquisado RJ lançou nesta quinta-feira, 7 de maio, o Programa de Treinamento e Capacitação Técnica - 2009 (TCT). Com recursos de R$ 1,2 milhão, o programa mantém, sem maiores modificações, os critérios de anos anteriores.

Voltado ao aperfeiçoamento de técnicos de nível fundamental, médio e superior, participantes de atividades de apoio a projetos financiados pela Faperj, o TCT procura valorizar a formação obtida dos integrantes do programa, visando ao seu posterior ingresso no mercado de trabalho.

São elegíveis como proponentes pesquisadores doutores com vínculo empregatício em instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado do Rio de Janeiro e que tenham projetos de pesquisa ativos financiados pela Faperj. Os pesquisadores contemplados nos editais “TCT-2007 e TCT-2008” não poderão concorrer a nova solicitação de bolsa este ano.

O bolsista indicado deverá ser técnico de nível fundamental, médio ou superior, com ou sem pós-graduação, com habilidade/aptidão específica essencial à execução de projeto de pesquisa. O candidato não pode ter vínculos empregatícios, públicos ou privados, nem acumular bolsa. Para fazer jus à bolsa, o concorrente deverá dedicar 40 horas semanais ao projeto contemplado.

As bolsas, que entram em vigor a partir de 1º de setembro, terão duração de doze meses, com possibilidade de, no máximo, duas renovações por igual período.

As propostas devem estar classificadas em uma de cinco faixas, de acordo com a qualificação e atividade a ser desenvolvida pelo bolsista: TCT 1 (técnicos de nível fundamental, sem formação específica); TCT 2 (técnicos de nível médio, sem formação específica); TCT 3 (técnicos de nível médio, com formação específica na área a que se destina); TCT 4 (técnicos de nível superior, com formação específica na área a que se destina); TCT 5 (técnicos com pós-graduação stricto sensu, nível de mestrado, com formação específica na área a que se destina).

Segundo o cronograma do edital, as propostas têm prazo de submissão até 18 de junho. A cópia impressa da documentação do projeto deve ser entregue na sede da Fundação até 26 de junho e a divulgação dos resultados está prevista para acontecer a partir de 6 de agosto.

Confira a íntegra do edital: http://www.faperj.br/interna.phtml?obj_id=5419

 

 
 
  <-- Anterior     Próximo -->     Voltar  
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br