Capes publica edital do programa Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 22/04/2009

Inscrições até 15 de maio

A Diretoria de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou pública nesta segunda-feira, dia 20, a realização do Leitorado para Instituição Universitária Estrangeira.

O programa seleciona leitores brasileiros em universidades no exterior, com o objetivo de promover a língua portuguesa, vertente brasileira, e a cultura e literatura nacionais naquelas instituições.

O concurso visa selecionar leitores para iniciarem os cursos no segundo semestre de 2009. O exercício do leitorado será de dois anos e poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período, observado o interesse da universidade.

Alguns dos requisitos que o candidato ao programa deverá atender são possuir nacionalidade brasileira e ter ao menos 18 anos completos. Além de possuir diploma de nível superior e experiência didática no ensino de língua portuguesa para estrangeiros, de literatura e cultura brasileiras, bem como de teoria literária e lingüística.

A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line até o dia 15 de maio. A divulgação dos resultados será definida pela instituição de ensino superior estrangeira. O início das atividades deverá acontecer no segundo semestre de 2009.

Confira o edital completo no endereço