Parceria com universidades portuguesas permitirá intercâmbio de pesquisadores

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 13/04/2009

Convênios envolvem Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT) e Universidade do Porto

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) acaba de firmar acordos de colaboração bilateral com instituições Portuguesas.

Em viagem a Portugal, o presidente da agência, Marco Antonio Zago, e o diretor de Programas Horizontais e Instrumentais, José Roberto Drugowich, visitaram instituições de pesquisa em Portugal e discutiram novas possibilidades de cooperação entre os pesquisadores dos dois países.

Na cidade de Lisboa, foi visitada a Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), onde foi assinado um convênio de cooperação entre o CNPq e a Fundação, com o objetivo de ampliar a colaboração entre os dois países. O protocolo foi assinado pelo presidente da agência, Marco Antonio Zago, e pelo presidente da FCT, João Sentiero.

Na visita à Universidade de Coimbra, foram discutidas alternativas que poderão ampliar a cooperação entre aquela universidade portuguesa e as universidades brasileiras, em especial nas áreas de direito e de neurociências.

Também foi assinado um protocolo de entendimento com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Este protocolo permitirá o intercâmbio de estudantes de doutorado na modalidade sanduíche, nas áreas da engenharia.

O presidente Marco Antonio Zago também participou da I Reunião Anual da Rede Eularinet, que tem o objetivo de fortalecer o diálogo bi-regional em ciência e tecnologia entre a União Européia e seus Estados Membros e Associados e os países da América Latina, em relação às políticas, programas e instituições de pesquisa. O CNPq será a instituição que coordenará a participação brasileira na rede.

A reunião contou com a participação de representantes da Alemanha, Espanha, França, Finlândia, Portugal e Noruega, e dos países latino-americanos que integram a rede, Argentina, Chile e México. A formalização da adesão do Brasil à Rede acontecerá em breve.