Fapesp revisa normas do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas

Fonte:Jornal da Ciência e-mail, 27/03/2009

Entre as novidades estão que solicitações deixam de ser fluxo contínuo e programa passa a ser composto por uma única fase, com duração de 24 meses. Solicitações para a primeira rodada de análise serão recebidas até 30 de abril

A Fapesp revisou as normas do Programa de Pesquisa em Políticas Públicas (PPPP), que financia projetos de pesquisa aplicada que visem à produção e sistematização de conhecimentos de relevância direta para a formulação e implementação de políticas públicas.

O programa se baseia na parceria entre institutos de pesquisa e universidades com instituições responsáveis por políticas públicas, como secretarias estaduais e municipais, empresas estatais e organismos do terceiro setor, que irão implementar o projeto.

Entre as novidades estão:

1) Solicitações deixam de ser fluxo contínuo. Projetos submetidos à Fapesp serão analisados duas vezes ao ano;

2) O programa passa a ser composto por uma única fase, com duração de 24 meses;

3) Exigência de termo de compromisso entre as instituições parceiras;

4) Inclusão de roteiro para formatação de proposta e de relatório científico.

Os auxílios concedidos dentro do PPPP financiam a compra de equipamentos e materiais permanentes, materiais de consumo, participação em conferências científicas, serviços de terceiros de caráter eventual e diretamente ligados à pesquisa, além de bolsas de treinamento técnico para apoiar o projeto.

O valor máximo de financiamento previsto é de R$ 300 mil por projeto. Solicitações para a primeira rodada de análise serão recebidas até 30 de abril. A segunda rodada analisará pedidos entregues até 30 de setembro.

Mais informações: