Capes lança edital para pesquisa internacional em matemática

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 20/03/2009

Programa via a integrar grupos de pesquisa da França e da América do Sul. Inscrições vão até 15 de maio

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tornou pública na segunda-feira, dia 16, a seleção de projetos em matemática para cooperação entre França e Brasil conjuntamente com representantes da Argentina, do Chile, do Peru e do Uruguai, o Programa MATH-AmSud/Capes. As inscrições vão até o dia 15 de maio.

O intuito é incentivar e reforçar a colaboração e a formação de redes em pesquisa-desenvolvimento em matemática, por meio da apresentação de projetos conjuntos de pesquisa.

O Programa MATH-AmSud/Capes visa a desenvolver a colaboração em matemática por meio de intercâmbios de pesquisadores e de doutorandos, assim como com a troca de informação entre os países da América do Sul e França.

Os projetos de pesquisa devem conter um componente regional entre a França e pelo menos dois países sul-americanos associados. Está explicito o interesse em favorecer na América do Sul a sinergia com outros programas regionais e multilaterais da matemática, em particular com a União Europeia além de assegurar a continuidade das redes de cooperação científica com a participação de jovens pesquisadores.

A cooperação pode ser na forma de projetos conjuntos de pesquisa ou na realização de ateliês ou de escolas intensivas. O programa está aberto a todas as áreas da matemática. Podem se candidatar unidades e laboratórios de pesquisa, públicos ou privados, vinculados a estabelecimentos de Ensino Superior, a organismos de pesquisa ou às empresas.

A proposta deverá associar pelo menos um grupo de pesquisa francês e no mínimo dois grupos de pesquisa de países sul-americanos participantes, assim como deve indicar um responsável científico por país (Diretor Científico) e dentre todos os participantes, também indicar o Coordenador Internacional.

A proposta deve ser apresentada pelo pesquisador brasileiro à Capes, usando o formulário único disponível em anexo ao edital. A duração máxima é de dois anos, e o coordenador internacional deverá encaminhar relatório anual de atividades. Ao final de cada ano, o Programa decidirá se renovará o financiamento para o ano seguinte.

Para se inscrever no Programa MATH-AmSud/Capes, o Coordenador Internacional deverá entregar o formulário completo em inglês, assim como os CV de cada participante, à secretaria do Programa MATH-AmSud em Santiago, Chile.

Cada Diretor científico nacional deverá enviar ao seu organismo de referência o formulário devidamente preenchido e redigido na sua língua, considerando as modalidades de apresentação de cada país.

O formulário encontra-se disponível no site do Programa MATH-AmSud (http://www.mathamsud.org). O edital está no site http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/Edital_MATHAMSUD2009.pdf.

Comunicação

Também está aberta a seleção de redes para o Programa de Cooperação em Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação França-América do Sul (STIC-AmSud/Capes). O objetivo é incentivar e reforçar a cooperação franco-brasileira nessas áreas e, pelo menos, dois países sul-americanos parceiros.

As inscrições também vão até 15 de maio.

Todos os temas relevantes no âmbito das áreas de ciências e tecnologias da informação e comunicação (STIC, sigla em inglês) são de interesse da chamada.

A proposta deverá ser submetida por um pesquisador brasileiro à Capes, sendo que o grupo de pesquisa deverá estar associado a, no mínimo, uma equipe francesa e uma sul-americana, que apresentarão simultaneamente suas propostas às contrapartes estrangeiras envolvidas no programa.

A íntegra do edital está no site