São Carlos, SP, confia em qualificação acadêmica para atrair empresas

Fonte: Jornal da Ciência e-mail, 07/01/2008

Município é dono de um dos maiores índices de doutores per capita do país

O vice-prefeito de São Carlos, Emerson Leal (PMDB), que acumula o cargo de secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, aposta no alto grau de especialização dos profissionais formados na cidade como o principal fator de atração de empresas para a cidade.

Com população aproximada de 218 mil habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o município é dono de um dos maiores índices de doutores per capita do país, em decorrência das duas universidades públicas, a USP (Universidade de São Paulo) e a UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

Na gestão anterior, do prefeito Newton Lima (PT), quando Leal também foi vice-prefeito, a prefeitura ampliou de 50% para até 100% a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) concedida a empresas que geram ICMS (Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços). "Essa é uma medida muito recente, do final do ano. Mas vamos estudar, sim, ampliar os incentivos para atrair novas empresas para a cidade e apresentar ao prefeito [o também petista Oswaldo Barba]", disse.

Segundo Leal, continuará mantida a redução de até 50% do ISS (Imposto Sobre Serviços) para profissionais liberais nos primeiros três meses de atividade e o desconto de 10% no mesmo tributo para empresários em dia com o imposto.