São Carlos, Quinta-Feira, 17 de Outubro de 2019
A Fundação

 

FAI • UFSCar
 
 

 

 

Fundada em 1992 pela Associação Brasileira do Polímeros (ABPol), a Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FAI•UFSCar é uma entidade de direito privado sem fins lucrativo e com personalidade jurídica própria, atuando em diversas áreas do conhecimento.

A Universidade Federal de São Carlos é sinônimo de excelência, sendo inclusive referência no Brasil. Seu desenvolvimento tecnológico e científico é resultado do amplo investimento de sua comunidade acadêmica em pesquisa. Para visualizar tais pesquisas de forma eficaz, o papel da FAI na gestão administrativa dos projetos é fundamental, sendo parceria estratégica da UFSCar para a produção de conhecimento, de novas tecnologias e de atividades culturais.

A FAI apóia diretamente a Universidade Federal de São Carlos na consecução de seus objetivos ( o ensino, a pesquisa e a extensão ), promovendo o desenvolvimento científico e tecnológico, as atividades artística e culturais, a preservação do meio ambiente e a cooperação entre a UFSCar, a comunidade universitária e a sociedade, o que tem possibilitado o avanço tecnológico da UFSCar e aprimorando a qualidade da pesquisa e do ensino no Brasil.

A Fundação é credenciada junto à Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação (MEC) (sob n.º 036-A/2007) e à Secretaria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), e é ferramenta essencial na viabilização e fortalecimento da relação que a UFSCar mantém com a sociedade, tendo como documento norteador o Convênio de Cooperação Institucional (CCI) renovado em 2004, atendendo à lei n.º 8.958/94, que regulamenta as relações entre as instituições federais de ensino superior e as fundações de apoio.

 
 
  Objetivos  
 

 

Sempre em estreita consonância com a administração superior da Universidade, figuram entre as principais atividades da FAI·UFSCar divulgar e fomentar programas, planos, projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão promovidos pela UFSCar.

A FAI é forte parceira da UFSCar em todas as áreas do conhecimento, atuando como interface junto às entidades e agências de financiamento e fomento à pesquisa, sejam elas públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras. Realiza ainda o levantamento de oportunidades, a assessoria na elaboração de projetos de pesquisa e de propostas de prestação de serviços, negociação de convênios e contratos, além do gerenciamento de recursos financeiros de projetos da Universidade.

Os recursos resultantes ao final de cada exercício são integralmente repassados à UFSCar. A Universidade, mediante análise da Comissão para Assuntos de Natureza Orçamentária e Administrativa (Canoa), destina-os a diferentes atividades, da concessão de bolsas a estudantes carentes à inversão em infra-estrutura e compra de equipamentos.

 

 
 
  Serviços  
 
 

Para apoiar a Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, a FAI presta os seguintes serviços:

 

  • Realização de convênios, contratos e acordos de forma a estabelecer relações entre a UFSCar e instituições de ensino, pesquisa e extensão, órgãos de fomento e de financiamento, entidades públicas e privadas, empresas e sociedade em geral.
  • Promoção de cursos, seminários, congressos e outros eventos de capacitação, informação e difusão de conhecimentos científicos e culturais, incluindo suporte operacional a eventos.
  • Realização de cursos de atualização científica, de aperfeiçoamento profissional, de extensão cultural, artística e universitária e de especialização, que constituem instrumentos de maior acesso ao conhecimento, sob coordenação acadêmica dos setores competentes da UFSCar.
  • Divulgação e aplicação do conhecimento didático, científico, tecnológico e artístico da UFSCar por meio da consolidação, registro e gerenciamento de direitos de propriedade intelectual.
  • Instituição de fundos de apoio específicos para as atividades de ensino, pesquisa, extensão, culturais e assistenciais da UFSCar.
  • Realização de concursos para quaisquer órgãos públicos e privados.
  • Captação e gerenciamento de recursos externos.
 
 
  Ponto de Apoio FAPESP  
 
 

Instalado na FAI em 1996, o Ponto de Apoio daFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) desempenha papel fundamental no atendimento à comunidade acadêmica da UFSCar. Facilitando o contato entre os pesquisadores e a Fapesp, disponibiliza aos usuários informações sobre as diversas modalidades de auxílio à pesquisa e concessão de bolsas e distribui seus catálogos e formulários específicos, mantendo ainda, serviço de malote diário com a Instituição.

 
 
 

 

Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Rodovia Washington Luís, km 235 – Caixa Postal 147
CEP: 13565-905 – São Carlos, SP
Telefone: (016) 3351-9000 Fax: (016) 3351-9008
CNPJ: 66.991.647/0001-30    I.E.: 637.148.460.118
e-mail: fai@fai.ufscar.br